Brasil,

Conheça mitos e as verdades sobre ruptura do Tendão de Aquiles

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Teberga
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Médico ortopedista desmistifica o assunto

O Tendão de Aquiles ainda é um tema que envolve muitas crenças quando uma ruptura acontece. O fato, porém, é que o tendão de Aquiles ou tendão do calcâneo é o mais longo e forte de todo o corpo humano, o que não impede de ser, também, o mais lesionado da parte inferior do corpo, segundo os atendimentos de médicos ortopedistas.

Para desmistificar o assunto, o Dr. Layron Alves, ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e sócio da Clínica LARC separou alguns pontos que geram muitas dúvidas sobre o assunto.

Mulheres não sofrem com ruptura do Tendão de Aquiles

“Essa afirmação é um mito, com certeza. Pois, apesar da incidência ser maior entre homens na faixa etária dos 20 aos 40 anos, a ruptura do Tendão de Aquiles também pode acometer mulheres. Isso porque, o tendão é uma estrutura formada de tecido conjuntivo fibroso rico em colágeno e responsável por conectar os músculos aos ossos e por ajudar no processo de movimento. Então, quando algo interfere na saúde dessa estrutura, tanto homens como mulheres podem sofrer uma ruptura”, esclareceu.

Quadros de tendinite pré-existentes, doenças correlacionadas como artrite, diabetes e obesidade; tabagismo; estresse; além de exercícios extenuantes e repetitivos, que demandam partidas rápidas e repentinas; e a falta de exercícios de aquecimento e alongamentos; são as causas mais prováveis quando acontece esse tipo de lesão.

A dor da ruptura parece com a dor de uma pedrada

“Sim, é verdade. Muitos pacientes relatam uma dor súbita, aguda e com alta intensidade na panturrilha, como se tivesse acabado de levar uma pedrada muito forte. Logo depois, já percebe que não consegue caminhar, a região fica vermelha e começa a inchar. O problema é que, embora apareçam todos esses sintomas, o paciente demora a procurar por atendimento médico. Isso porque, quando está sentado consegue movimentar o tornozelo, já que existem outros tendões saudáveis na região. Isso atrapalha o tratamento, que demora a começar”, alertou.

O melhor caminho, então, seria evitar a dor e o longo tempo de recuperação, que pode variar de 3 a 6 meses, dependendo do caso. E para prevenir é fundamental praticar atividades físicas diárias, usando calçados adequados e de qualidade, realizar alongamentos diariamente, manter hábitos saudáveis e consultas regulares em dia.

Todos os pacientes que rompem o Tendão de Aquiles precisam de cirurgia

Mito. Não são todas as rupturas de Tendão de Aquiles que devem ser tratadas com cirurgia, porque nem todas as lesões são iguais e cada paciente apresenta um histórico médico único. Existe a ruptura total, quando o tendão fica totalmente separado, e ruptura parcial, quando não rompe completamente. Nesse último caso, a extensão pode variar bastante, o que também interfere na indicação do tratamento.

“Para os pacientes atletas, que precisam voltar mais rapidamente às atividades físicas, geralmente optamos por cirurgia. Mas, já para outras pessoas, que não tem essa urgência, o tratamento mais conversador é sempre melhor. Em ambos, o objetivo é o mesmo: restaurar o tendão de modo que ele cicatrize unido e possa voltar a realizar os movimentos normalmente. Isso exige tempo de recuperação com repouso, fisioterapia, medicação e muita paciência. Não podemos forçar o tendão durante o tratamento, ele deve se regenerar de acordo com o tempo de cada organismo, para assim conseguir uma recuperação completa”, finaliza.

Doenças associadas a diabetes, tabagismo e outras doenças metabólicas acabam ajudando na evolução dessa lesão, sendo assim, o exercício físico – trabalhar a musculatura – e manter uma alimentação balanceada são as principais medidas preventivas.

Sobre o especialista: Dr. Layron Alves é ortopedista e especialista em tratamento de doenças crônicas degenerativas e em cirurgia do ombro e cotovelo, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC). O especialista é preceptor efetivo da residência médica do Hospital Ipiranga SP e membro do grupo de cirurgia do ombro e cotovelo da Faculdade de Medicina do ABC.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar