Brasil,

A cada três idosos, um está propenso a quedas; fisioterapeuta lista cuidados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elias Bruno
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A cada três idosos, um está propenso a quedas; fisioterapeuta lista cuidados

Quedas na terceira idade são eventos comuns, mas que exigem bastante cuidados. O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde (Into) indica que um a cada três indivíduos com mais de 65 anos estão propensos a sofrer pelo menos uma queda – e, desse número, um em cada vinte podem ter fratura ou necessitar de internação. A pesquisa também revela que, dentre os mais velhos, com 80 anos ou acima, 40% caem a cada ano. Em 24 de junho, o calendário brasileiro celebra o Dia Nacional de Prevenção à Queda de Idosos e a fisioterapeuta Thais Teles, coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fametro (Unifametro), lista cuidados para evitar quedas.

De acordo com a fisioterapeuta, os acidentes são ainda mais comuns na terceira idade pelo processo natural de enfraquecimento gradativo dos músculos. “A partir dos 30 anos de idade começamos a perder massa muscular e passamos por um processo de atrofiamento dos músculos. Isso é ainda mais visível e acentuado a partir dos 60 anos. Numa situação de tropeço, os idosos estão mais propensos a cair porque o músculo já perdeu a capacidade de resposta reflexa de contração”, explica Thais.

Entre os idosos, as quedas podem acarretar, facilmente, fraturas no punho, costelas e fêmur, além de possíveis traumatismos. Para evitar quedas em casa, a profissional indica um planejamento ambiental, retirar tapetes e objetos da residência que atrapalham o deslocamento do idoso e aumentam o risco de quedas.

“É igualmente importante estimular a movimentação do corpo da pessoa idosa, trabalhar uma fisioterapia de reabilitação ou, se o idoso for mais ativo, a prática de atividades físicas. O uso de calçados mais adequados e até a utilização de dispositivos de auxílio à marcha como bengalas, dependendo do processo de envelhecimento do idoso, também são opções”, indica a fisioterapeuta.

Além dos danos físicos, a queda pode provocar danos psicológicos prejudiciais à reabilitação do idoso. Sobre esse processo, Thais afirma que pode ser lento por conta da sensibilização da resposta motora, causada pelo medo de cair novamente ou até por um quadro depressivo desenvolvido após o evento. “A fisioterapia, nesse contexto, é extremamente importante na reabilitação motora, da marcha, do equilíbrio e da coordenação”, enfatizou.

Sobre o curso de Fisioterapia da Unifametro

Com nota 5 na avaliação do MEC (nota máxima), o curso de Fisioterapia da Unifametro conta com uma estrutura completa e docentes qualificados com atuação no mercado. A graduação objetiva formar bacharéis com competências e habilidades para atenção à saúde funcional em Fisioterapia, além de tomada de decisões, administração e gerenciamento, liderança, comunicação e educação permanente, desenvolvendo ações de promoção à saúde e prevenção de doenças; proteção, cura e reabilitação de indivíduos. Com duração de 10 semestres, o curso é ofertado nos campi de Fortaleza, Cascavel e Maracanaú, nas modalidades presencial e semipresencial, e nos turnos manhã e noite.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar