Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cientistas desenvolvem novo exame para diagnóstico mais preciso de Alzheimer

Cientistas desenvolvem novo exame para diagnóstico mais preciso de Alzheimer

Exame único pode identificar a doença ainda em seus estágios iniciais e facilitar tratamento

Uma nova pesquisa, publicada pela Nature Portfolio Journal Communications Medicine, identificou um novo exame capaz de diagnosticar Alzheimer ainda em seus estágios iniciais e pode significar um grande avanço ao tratamento da doença.

Pesquisadores desenvolveram o novo teste a partir de um algoritmo, anteriormente usado para classificar tumores cancerígenos, após algumas adaptações para “ensinar” o sistema a identificar alterações decorrentes do Alzheimer, o algoritmo foi aplicado ao cérebro e foi capaz de identificar a incidência da doença através de uma única ressonância magnética.

Para a pesquisa, a equipe realizou testes em mais de 400 pacientes com diagnóstico precoce de Alzheimer e o exame apresentou resultados corretos em 98% dos casos, o que pode facilitar a identificação da doença, que atualmente consiste em diversos exames, normalmente realizados quando o paciente já apresenta déficit cognitivo.

Segundo o PhD neurocientista e biólogo, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, autor do artigo “Ômega 3: Coadjuvante na prevenção da doença de Alzheimer” - que analisa os processos que ocorrem com a doença e como preveni-los - a descoberta representa um grande avanço, pois o diagnóstico precoce facilita o tratamento da doença.

“A ciência está buscando sempre por uma melhor qualidade de vida para os pacientes portadores de DA, novos ensaios com novas promessas de substâncias, para atrasar ou prevenir o Alzheimer, são de extrema importância.”

“Quanto mais cedo adotarmos medidas preventivas ou de tratamento, melhor será o prognóstico do indivíduo, uma vez que a perda neuronal não é tão intensa nas fases iniciais de declínio cognitivo quando a demência já está estabelecida” Ressalta.

O Alzheimer é uma patologia crônica, portanto, a melhor arma ainda é a prevenção, e a alimentação é um fator crucial para evitar desenvolver a doença.

“As funções que dizem respeito à cognição sofrem influência de processos biológicos passíveis de intervenção por meio de dietas, alimentos ricos em ácidos poliinsaturados de cadeia longa, como os ômega-3 presentes em óleo de peixes, parecem ser uma importante arma a favor do bom neurodesenvolvimento.” Afirma o artigo.

O que é Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma forma de demência, comumente atinge pessoas idosas, é degenerativa e afeta diversas habilidades, como memória e raciocínio.

“É observado uma perda considerável de neurotransmissores, o que pode explicar o déficit cognitivo encontrado nestes pacientes, é uma patologia silenciosa e contínua, levando cerca de 2 a 15 anos para que sejam desenvolvidas por completo” explica Dr. Fabiano.

Atualmente, a doença não tem cura, mas os medicamentos utilizados amenizam os sintomas e promovem maior bem-estar às pessoas que sofrem do mal.

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu

Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é um PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo