Brasil,

Tratamento de última geração elimina tremores de pacientes com Parkinson

Um tratamento revolucionário para tremores chega ao Brasil. Trata-se do Exablate Neuro, sistema que utiliza ultrassom focalizado para criar uma lesão nas áreas mais profundas do cérebro, sem a necessidade de incisões cirúrgicas. A novidade vai permitir tratar os sintomas de pacientes com tremor essencial, doença de Parkinson e dor neuropática. Apenas uma sessão é necessária para melhoria imediata e permanente do distúrbio. A tecnologia, trazida ao país pela Strattner, já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está disponível para integrar os principais centros médicos do país.

O procedimento envolve o uso de ondas sonoras de alta frequência guiadas com precisão por ressonância magnética para realizar uma ablação dentro do cérebro no ponto focal que está causando os sintomas. O paciente, que fica acordado durante a sessão, utiliza um capacete piezo-cerâmico. Da sala de controle ao lado, o médico monitora o aumento da temperatura no alvo, nas regiões adjacentes e a formação da lesão em tempo real. Durante o procedimento, o médico acessa o paciente constantemente para avaliar a melhora dos sintomas e mitigar quaisquer efeitos adversos. Utilizando o mouse em vez do bisturi, ele dá o comando para que os mais de 1.000 feixes sônicos de alta frequência sejam direcionados exatamente ao alvo, proporcionando o alívio imediato do tremor, com efeitos colaterais mínimos. A tecnologia não emite radiação ionizante O tratamento dura aproximadamente três horas, incluindo a preparação e os exames. O paciente recebe alta no mesmo dia.

No Brasil, estima-se que 20% da população acima de 65 anos sofre de tremor essencial, distúrbio capaz de afetar as mãos, a dicção, as pernas e a cabeça do paciente. O mal, no entanto, é frequentemente diagnosticado incorretamente como doença de Parkinson, doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa e atinge cerca de 200 mil brasileiros, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os sintomas do Parkinson estão tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita. O Exablate Neuro trata os sintomas das duas doenças.

“Há milhões de brasileiros sofrendo de tremor essencial ou doença de Parkinson com tremor predominante, e o ultrassom focalizado Exablate Neuro tem o potencial de mudar suas vidas por meio de um procedimento livre de incisões. Estamos ansiosos para levar essa tecnologia transformadora a centros médicos de todo o Brasil e ajudar a impulsionar a medicina em nosso país”, disse Felipe Strattner, diretor de estratégia da Strattner.

O Exablate Neuro é o primeiro e único dispositivo de ultrassom focalizado no mundo para tratar tremor essencial e doença de Parkinson para pacientes que não respondem aos medicamentos. O equipamento foi criado pela Insightec, uma empresa israelense de tecnologia médica. A plataforma já está em uso, desde 2018, em mais de 100 centros médicos em todo o mundo. Na América Latina, apenas a população do Chile já se beneficia do tratamento.

Sobre a Strattner

Fundada pelo alemão Henrique Strattner, a Strattner é uma empresa brasileira, de administração familiar, que atua no mercado médico-hospitalar desde 1950. Representando no país cerca de 20 marcas de relevância e abrangência mundial, a empresa detém a exclusividade na distribuição de produtos inovadores e de alta tecnologia, sempre com o propósito de oferecer soluções que façam a diferença na saúde do consumidor. O portfólio inclui, por exemplo, o Sistema Cirúrgico Robótico da Vinci, que revolucionou a medicina brasileira realizando cirurgias minimamente invasivas em procedimentos oncológicos, urológicos, ginecológicos, de cabeça e pescoço, entre outros. Sediada no Rio de Janeiro, a Strattner conta com mais de 500 colaboradores distribuídos nas principais capitais do país. Desde 2008, a companhia figura no ranking do Great Place To Work® como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: