Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tabagismo é o maior fator de risco para o Câncer de Bexiga

Um alerta para o Dia Mundial Sem Tabaco - 31 de maio

O tabagismo está associado a 50-70% dos casos de câncer de bexiga, segundo o INCA. Apesar dos homens serem os mais afetados, as mulheres morrem mais por conta do tumor.

Elas descobrem a doença tardiamente, em estágio mais avançado, porque os sintomas são confundidos com infecções urinárias, que costumam ser frequentes no público feminino. Geralmente, o câncer surge surge após os 55 anos de idade.

Dados atuais indicam que a chance de um homem apresentar câncer na bexiga durante a vida é de 3,8%, isto significa que um em cada 26 homens poderá desenvolver esta doença durante a vida. Para as mulheres este risco é de 1,2%, ou seja, uma em 87 mulheres terá este diagnóstico, contudo, a possibilidade de óbito é 30% maior na mulher do que no homem.

SINTOMAS: ardência no canal uretral, aumento da frequência urinária e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. É importante ressaltar que a apresentação clássica do câncer de bexiga é indolor e a presença de sangue na urina ocorre em 80% dos casos.

Outros fatores de risco são: envelhecimento, além de ambientes de trabalho por exposição a produtos químicos. Operários da indústria do ferro, alumínio, aço, indústria plástica, indústria química, metalúrgicos, corantes e couro, mineração, seringueiros, pintores, agricultores, cabeleireiros e motoristas apresentam maiores chances de desenvolver a doença.

Segundo o urologista Dr. Marcos Dall´Oglio, a presença de sangue na urina já indica a necessidade de realizar exame de cistoscopia para visualizar e biopsiar, descartar ou não o tumor de bexiga. O diagnóstico deve ser complementado. A extensão da doença é melhor avaliada com exames de imagem.

De acordo com o cirurgião, especialista em câncer urológico, na maioria dos pacientes (75% das vezes) a doença é descoberta no início, quando o tumor não apresenta invasão na camada muscular mais profunda. Nestes casos, a retirada é via uretral.

O médico alerta - a chance de recidiva do câncer é maior entre os fumantes e pessoas com problemas prévios de bexiga, como infecções crônicas. Em casos onde o tumor compromete as camadas mais profundas (músculo invasivo) é necessário tratamento mais agressivo como extração da bexiga, que apresenta maiores possibilidades de cura definitiva.

O cirurgião explica que é possível confecção de outro reservatório urinário usando parte do intestino do paciente, permitindo a preservação das funções urinária e sexual, evitando o uso da bolsa coletora que o paciente precisaria usar junto ao abdome. Também há o tratamento com preservação da bexiga, através da radioterapia e possíveis associações com quimioterapia, dependendo de cada caso.

Assista ao vídeo-release: https://youtu.be/VIgXpTQrayk

Conheça mais sobre o Dr. Marcos Dall´Oglio:

Especialista em Oncologia Urológica
Membro Associações Americana e Européia de Urologia
Treinamento em Cirurgia Robótica na Harvard Medical School
Professor da USP
Professor de cirurgia robótica urológica na Santa Casa de Porto Alegre


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo