Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

INC é pioneiro no tratamento de tumores cerebrais com fototerapia intraopetarória

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flora Guedes aureliano da silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

· Hospital é o primeiro das Américas a realizar Terapia Fotodinâmica Intraoperatória (TFD) com 5-ALA, após remoção cirúrgica de gliomas de alto grau

· Estudos demonstraram que a aplicação da TFD aumenta as chances do paciente viver por mais tempo e sem o reaparecimento da doença

O Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC) acaba de registrar mais um avanço no tratamento de tumores cerebrais. O Hospital realizou a primeira cirurgia nas Américas com Terapia Fotodinâmica Intraoperatória (TFD) e corante 5-ALA para tratamento de glioma cerebral. A TFD, atualmente aplicada em pouquíssimos centros da Europa, é uma ferramenta valiosa e vibrante para o arsenal de tratamento de gliomas de alto grau, um tipo de câncer incurável cuja incidência é de 4,7 pessoas a cada 100 mil – variando de acordo com sexo, etnia e faixa etária.

Estudos preliminares publicados pelo Journal of Neurosurgery e Journal of Neuro-Oncology, ano passado, mostraram que essa terapia traz benefícios para o paciente, sem riscos adicionais durante a cirurgia. Isso significa que a aplicação da TFD aumenta as chances do paciente viver por mais tempo sem o reaparecimento da doença. “A recidiva da doença é o grande desafio no tratamento de tumores malignos, pois invariavelmente eles acabam voltando ao leito onde foram tratados. No caso dos gliomas malignos, a radiação e a quimioterapia são fundamentais. Então, após uma cirurgia com TFD e 5-ALA, o tratamento convencional deve ser retomado”, explica Dr. Erasmo Barros Júnior, neurocirurgião do INC.

De acordo com o médico, o grande diferencial desse procedimento é poder tratar o paciente no próprio leito operatório, imediatamente após a remoção do tumor, com a iluminação. O 5-ALA marca as células doentes na cavidade cirúrgica e um difusor conectado a uma fonte de luz vermelha gera uma reação fotoquímica para destruí-las, tratando as margens do cérebro. “O objetivo é neutralizar as células cancerosas residuais que ainda existem. Após essa etapa, que aumenta em uma hora o tempo operatório, a cirurgia é finalizada com o fechamento, conforme a rotina”.

INC adaptou o protocolo de aplicação da TFD

A eficácia da TFD ainda está sendo estudada, mas já se sabe que melhora a resposta imunológica local e ajuda no controle do tumor. A Divisão de Neurooncologia do Departamento de Neurocirurgia do INC se baseou nos dois maiores estudos publicados a respeito desse assunto, em Munster (Alemanha) e Lille (França), e realizou adaptações do protocolo. “Foi feito um extenso trabalho, ao longo de dois anos, seguindo o rigor científico necessário, através de uma parceria científica do INC com a DMC, que é uma empresa especialista em desenvolver laser de uso médico, e também com o Instituto Nupen, uma fundação de ensino e pesquisa em saúde”, informa Dr. Erasmo Barros Júnior.

O neurocirurgião lembra que se trata de uma técnica muito recente, com poucos anos de desenvolvimento, mas com um imenso potencial de benefício no controle de uma doença tão grave. “Existem estudos realizados na França e na Alemanha, a partir de 2017, demonstrando a segurança da fototerapia intraoperatória e um melhor controle da doença”.

Sobre o Hospital INC

O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais. Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina.

O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2020, técnicos em Enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar