Brasil,

Câncer de ovário: 75% das mulheres só procura atendimento em estágio avançado da doença

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria​ Amelia Pedro Saad
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Doença é silenciosa no início e pode ser desencadeada por fatores ambientais

Maio é o mês de conscientização para o câncer de ovário, o terceiro tumor ginecológico mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama e colo do útero. Pensando na importância de conscientizar a população, o Oncologia Americas alerta que no Brasil são projetados 6550 novos casos de câncer de ovário no ano de 2022, sendo 830 deles no estado do Rio de Janeiro, uma média de 7,23 casos a cada 100 mil mulheres*.

Geralmente se manifestando no período posterior à menopausa, o câncer de ovário também pode acometer jovens em idade reprodutiva. Ele é perigoso por não apresentar sintomas no início, e mesmo quando já está mais avançado, seus sinais podem se confundir com manifestações comuns a outras enfermidades, como a sensação de indigestão.

O Coordenador de Ginecologia Oncológica do Oncologia Americas, Dr. Paulo Mora explica que a maioria das pacientes só procura atendimento quando a doença já está avançada. “Cerca de 75% das pacientes chegam ao médico com doença avançada na apresentação inicial, muitas vezes por apresentar sintomas pouco específicos”, explica.

O oncologista explica que embora a idade e fatores genéticos possam favorecer ao surgimento da doença, hábitos de vida também trazem risco às mulheres. “Assim como em diversos cânceres, uma vida com hábitos que não são saudáveis como ter uma alimentação rica em ultraprocessados, não praticar exercícios físicos, fumar e beber em excesso, pode ser um gatilho para o câncer de ovário”, diz.

Para detectar a doença, Dr. Paulo Mora destaca que é muito importante que a mulher mantenha uma rotina de se consultar periodicamente com o ginecologista e faça exames, como o exame pélvico e a ultrassom intravaginal. O Papanicolaou é eficaz na detecção precoce do câncer do colo do útero, mas não é eficaz para o câncer de ovário. Raramente, os cânceres de ovário são diagnosticados pelo exame de Papanicolaou, geralmente eles já estão em estágio avançado.

* Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Sobre a Rede Americas

A Rede Americas é um grupo médico-hospitalar composto por hospitais-referência e clínicas especializadas. Está presente em cinco estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal, totalizando mais de 2,6 mil leitos. O Americas Serviços Médicos faz parte do UnitedHealth Group Brasil. Para mais informações, acesse www.americasmed.com.br.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar