Brasil,

Verdade ou mito: épocas de frio aumentam o risco de infarto? Cardiologista responde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Estamos chegando a uma semana que foi marcada pelo frio em boa parte do país, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste. São Paulo, por exemplo, foi uma das cidades brasileiras que mais teve registros de baixas temperaturas nos últimos dias.

Uma das discussões que sempre está em alta em períodos como esse, é se é verdade ou mito que o frio aumento o risco de infarto.

O cardiologista Roberto Yano confirmou que sim. De fato, alguns fatores que ocorrem no frio podem elevar o risco de doenças cardiovasculares.

Uma das causas, segundo o médico, é que as pessoas ingerem menos líquidos em épocas mais frias.

“Quando isso acontece, as pessoas ficam mais desidratadas. Isso deixa o seu sangue mais viscoso, mais grosso. Isso pode atrapalhar o fluxo de oxigênio e nutrientes que são levados ao coração”, alertou.

Outro ponto é que as artérias do nosso corpo fazem o que se chama de vasoespasmo, ou seja, diminuem o seu calibre. Então se uma artéria do coração já é doente e acaba fazendo vasoespasmo, segundo o doutor, ocorre aumento do risco de infarto.

“Outro ponto que contribui para isso é a má alimentação durante esses períodos. As pessoas comem mais ‘besteiras’, comidas pouco nutritivas e mais calóricas, aí acabam ganhando peso, e como já sabemos, a obesidade também é um fator de risco para o infarto agudo do miocárdio”, argumentou.

Yano relembrou ainda que a falta de exercícios físicos em épocas mais frias agravam a situação.

“Não podemos esquecer das doenças respiratórias. Comuns nessas épocas. Imagine se você já tem um coração doente e acaba pegando uma pneumonia, por exemplo, seu corpo vai exigir muito mais esforço para suprir a necessidade de oxigênio do coração”, completou.

Ainda conforme o especialista, o aumento da pressão arterial - também ocasionado pelo frio - agrava esse risco. Sobretudo porque o aumento da pressão é um dos principais fatores de risco de infarto.

“As dicas que eu posso dar para as pessoas é que se hidratem e se alimentem bem nas épocas de frio. Tentem se exercitar. Claro, saindo devidamente agasalhados. Se protejam de possíveis doenças respiratórias. Com a pandemia a gente passou a usar máscara. Muita gente já não usa mais. Mas, se você está em um ambiente em que alguém pode estar resfriado, use-a. Tente evitar o contato”, orientou o médico para emendar: “além disso, mantenha sua rotina de acompanhamento com o seu cardiologista. Isso, somado a todas essas dicas, vão evitar um infarto em épocas de frio”.

Sobre Dr. Roberto Yano

Dr. Roberto Yano é médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB.

Atualmente suas redes sociais, que traz a #amigosdocoracao, contam com um número expressivo de seguidores. São mais de 1,5 milhão engajados e distribuídos nos canais do Facebook, Youtube e Instagram.

O principal objetivo do profissional é divulgar informações valiosas aos seguidores, sempre visando os preceitos do código de ética médica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar