Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mitos e verdades sobre o câncer de mama

A médica Débora Gagliato, oncologista da BP especialista em câncer de mama, esclarece as principais dúvidas da doença

O Brasil deve registrar este ano mais de 66 mil novos casos de câncer de mama, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Os médicos alertam, entretanto, que a identificação da doença tem ocorrido nas formas mais avançadas, devido a um diagnóstico mais tardio após dois anos de pandemia e a postergação de exames.

A médica oncologista Débora Gagliato, especializada em câncer de mama do Centro de Oncologia e Hematologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde do país, esclarece alguns dos mitos e verdades mais disseminados sobre a doença e faz um alerta: “A paciente não precisa ter medo da doença. Hoje a cura do câncer de mama é uma realidade para a grande maioria dos tumores detectados precocemente. Por isso, é importante realizar regularmente os exames”.

O câncer de mama atinge mais quem tem histórico familiar da doença.

VERDADE

O histórico familiar é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Principalmente parentes de 1º grau acometidos com a doença constituem um fator de risco, mesmo que às vezes o indivíduo não tenha outros fatores de risco adicionais. Quem tem histórico familiar precisa ficar mais atento.

Todo caroço na mama é câncer.

MITO

Existem muitas alterações que parecem um nódulo na mama nas apalpações, mas são alterações benignas, como por exemplo, na mulher que está amamentando, uma mastite, um empedramento do leite, um cisto ou uma alteração benigna como fibroadenoma.

Mulheres que começam a menstruar muito cedo ou são mães tarde têm maior probabilidade de desenvolver a doença.

VERDADE

Esses são dois fatores de risco realmente assumidos para o câncer de mama: as mulheres que têm a menarca (a primeira menstruação) muito jovem e as que são mães após os 35 anos de idade. Isso marca uma exposição maior aos ciclos menstruais e à exposição ao estrógeno.

Anticoncepcionais que interrompem a menstruação são eficazes na prevenção do câncer de mama.

MITO

Os anticoncepcionais são reconhecidos como medicações que aumentam o risco de câncer de mama. Esse aumento do risco é relativamente pequeno e depende da idade de início do anticoncepcional, da duração da exposição ao medicamento, por isso as mulheres devem discutir com seus ginecologistas os prós e contras do seu uso.

Amamentar protege o câncer de mama.

VERDADE

A amamentação é um fator protetor contra o câncer de mama. Quanto mais jovem a mulher for ao amamentar e quanto maior o tempo passar amamentando, maior a proteção.

Atividades físicas ajudam a prevenir o câncer de mama.

VERDADE

Estudos apontam que indivíduos saudáveis que praticam exercícios físicos regulamente têm um menor risco de desenvolver câncer de mama, dentre outras neoplasias.

Mulheres obesas são mais suscetíveis à doença.

VERDADE

A obesidade é um fator de risco relacionado ao câncer de mama, principalmente em mulheres na pós-menopausa. Na pré-menopausa também há algumas associações do risco de desenvolvimento da doença e um subtipo de câncer de mama um pouco mais agressivo, chamado Triplo Negativo.

Terapia de reposição hormonal pode ser um fator de risco.

VERDADE

Assim como o anticoncepcional oral, quando a mulher entra na menopausa e passa a suplementar com hormônios femininos – estrógeno mais progesterona conjugada – esse é um fator de risco importante. O risco relativo do uso de terapia de reposição hormonal depende da duração do uso e da composição da reposição hormonal.

Já há uma vacina contra o câncer de mama.

VERDADE

O arsenal terapêutico contra o câncer de mama vem aumentando bastante. No combate à doença, temos não só a quimioterapia e a terapia anti-hormonal, mas medicamentos que são considerados como se fossem vacinas, anticorpos que bloqueiam algumas proteínas que podem estar expressas em algum subtipo de câncer de mama, além da imunoterapia e medicações.

O câncer de mama tem cura.

VERDADE

Com certeza. A chance de uma mulher ficar curada quando é diagnosticada com câncer de mama depende de vários fatores, dentre os quais, o estadiamento da doença (o quão localizada ela está), se tem acometimento do linfonodo, o tratamento recebido e a sequência e medicações corretas que impactam profundamente a cura. Hoje em dia, a grande maioria das mulheres com câncer de mama conseguem ser curadas.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Reconhecida três vezes pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde de excelência que conta com 7 mil colaboradores e 4 mil médicos atuando em três endereços na cidade de São Paulo, nos bairros da Bela Vista (2 unidades) e Jardim América). O hub de saúde também faz parte de um grupo de 6 instituições de excelência brasileiras que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 4 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São elas: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo