Brasil,

Reprodução assistida: conheça as 5 técnicas mais usadas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jaqueline da Mata
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Médico ginecologista da clínica Origen BH fala dos métodos mais adotados na medicina reprodutiva

Com o avanço da tecnologia aplicada à medicina, algumas dificuldades enfrentadas por um casal ou uma pessoa que tinha o sonho de ter filho foram superados de forma segura e extremamente eficaz. É o caso de quem não conseguia engravidar, por infertilidade, esterilidade ou doenças hereditárias dominantes, o que, consequentemente, acabava por impedir que o processo ocorresse de forma natural ou o tornava mais difícil de ser concretizado.

“Com a evolução da reprodução assistida e técnicas associadas a ela, conseguimos hoje auxiliar os pacientes a terem filhos. Ela funciona pela manipulação de, pelo menos, um dos gametas (espermatozoides e/ou óvulos) e dos meios de fecundação, preparando as condições ideais para que o processo ocorra da maneira planejada”, comenta o médico e diretor da clínica Origen BH, Marcos Sampaio.

Segundo ele, o procedimento pode ser realizado de diversas formas, pois, ao longo dos anos, foram desenvolvidas novas técnicas que se mostraram mais propícias para facilitar a fecundação. Conheça cada uma delas abaixo:

Relação Sexual Programada – Coito Programado

Nesse método, a mulher faz um tratamento com hormônios para estimular o desenvolvimento do(s) folículo(s), que contêm um óvulo cada em seu interior. Quando ele atinge o tamanho ideal, a mulher utiliza outro hormônio para induzir a liberação do óvulo (ovulação). O tratamento é acompanhado por ultrassonografia para controle do crescimento. Após a indução da ovulação, o casal deve manter relações sexuais próximas ao momento da ovulação, isto é, 36 horas após a injeção. Deve-se levar em conta a idade da mulher, a permeabilidade tubária. As taxas de sucesso são ao redor de 15%

Inseminação Intrauterina (IIU) Artificial

A inseminação intrauterina é um dos métodos mais comuns devido à sua baixa complexidade, pois apenas um dos gametas é manipulado: o espermatozoide. Para ser realizado, é importante que os espermatozoides, depois de coletados, sejam devidamente capacitados. A capacitação é um processo determinante, pois permite a separação dos espermatozoides mais ativos e aptos a fertilizar o óvulo. “Tendo a quantidade desejável de gametas masculinos, o médico, então, deposita-os na cavidade uterina para que ocorra a fecundação in vivo nas trompas uterinas. Esse método tem cerca de 15% de sucesso e é recomendado para homens que apresentem o espermograma (teste que avalia a qualidade dos espermatozoides) leve ou moderadamente alterado”, explica o médico. Nesse tratamento, a mulher recebe a mesma estimulação ovariana realizada na relação sexual programada. Deve se levar em contar a idade da mulher

FIV (Fertilização in vitro)

Para os casais que não obtiveram sucesso após três ciclos de tratamento com a relação sexual programada ou com a inseminação artificial, ambas consideradas técnicas de baixa complexidade, é recomendado que se submetam à fertilização in vitro (FIV). Essa técnica é também indicada como primeira opção para diversas situações – cada casal ou indivíduo é único e, portanto, cada procedimento será recomendado pelo médico da Origen, de acordo com o perfil das pessoas.

Na FIV, inicialmente realiza-se a estimulação ovariana na mulher, com a administração de hormônios, para aumentar o número de óvulos disponíveis para a fertilização. O controle do desenvolvimento folicular é acompanhado por meio de exames de ultrassom e de sangue para dosagem hormonal. Segundo o médico Marcos Sampaio, quando os folículos atingem o tamanho adequado, é feita a coleta dos óvulos e do sêmen. “Aproximadamente 40 mil espermatozoides serão colocados juntos a cada óvulo para que ocorra a fertilização, no laboratório. Os embriões formados e selecionados serão transferidos para o útero, para que a gestação tenha seu prosseguimento de forma natural”, explica. As taxas de sucesso ficam entre 5% e 55% por tentativa, dependendo de cada caso e, principalmente, da idade da mulher.

Injeção Intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI)

Semelhante à fertilização in vitro, a injeção intracitoplasmática difere-se apenas na etapa final, já que, neste caso, a inseminação (colocação do espermatozoide junto do óvulo) é feita por injeção diretamente dentro do óvulo, com o auxílio de micro manipuladores.

Doação de Óvulos

Essa técnica é indicada para mulheres que não tenham mais óvulos ou apresentem quantidade muito reduzida associada à baixa qualidade. Isso ocorre em idade avançada, menopausa precoce ou problemas relacionados à produção de óvulos. A receptora faz uso de medicamentos que preparam seu útero para receber o embrião e a fecundação ocorre in vitro com os espermatozoides do marido. A taxa de sucesso é semelhante à obtida com a FIV/ICSI.

Ainda de acordo com o médico Marcos Sampaio, com os avanços tecnológicos, a reprodução assistida consegue reunir diferentes técnicas que possibilitam o auxílio daqueles que têm dificuldade de engravidar naturalmente. Segundo ele, surgem novas técnicas ou aprimoramento das já existentes a cada ano. “Isso se deve à grande eficácia dos procedimentos, pois, são inovadores e seguros. Além da técnica em si, ao longo dos anos, a medicina reprodutiva avançou muito no quesito humano, no acolhimento das pessoas que têm dificuldades para realizar o sonho de ter filhos. Com isso, aprimoramos vários processos que englobam o atendimento aos pacientes que nos procuram, oferecendo cada vez mais conforto e segurança na escolha deles por qualquer um dos procedimentos”, complementa. Novas técnicas como o PGT-A será assunto de novo post.

Sobre a Origen

Fundada há mais de 20 anos pelos médicos Marcos Sampaio e Selmo Geber, a Clínica Origen de Medicina Reprodutiva nasceu com o objetivo de centralizar a atenção médica, a disponibilidade da tecnologia e o acolhimento humano no bem-estar e respeito a seus pacientes, auxiliando-os na realização do sonho da maternidade e paternidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar