Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

17 de maio: Dia Mundial da Hipertensão Arterial

Geralmente silenciosa, esta condição de saúde pode trazer sérios riscos, especialmente para as gestantes. Confira como se prevenir e quais os principais sintomas

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma condição de saúde que afeta diversos órgãos do corpo, especialmente o coração e o cérebro. Em muitos casos, o problema não apresenta sintomas e as pessoas convivem com a pressão alta por muito tempo até que seja diagnosticada.

Segundo o Dr. Dr. Alexandre Rossi, médico ginecologista e obstetra, responsável pelo ambulatório de Ginecologia Geral do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros e médico colaborador de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, diversos fatores podem levar ao aumento da pressão arterial, entre eles o tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sobrepeso ou obesidade, estresse, grande consumo de sal e alimentos industrializados, níveis altos de colesterol e o sedentarismo.

Hipertensão na gestação

Nas mulheres, explica o Dr. Alexandre, a hipertensão arterial oferece sérios riscos durante a gestação. Por este motivo, a cada consulta do pré-natal, o médico obstetra verificará a pressão da gestante.

“Mesmo mulheres que nunca apresentaram o problema antes podem desenvolvê-lo ao longo da gravidez devido a alterações que ocorrem no organismo nesta fase.”

Caso o médico observe o aumento da pressão arterial, algumas mudanças na alimentação e na rotina da gestante poderão ser suficientes para normalizar o quadro. Caso contrário, há o risco de pré-eclâmpsia ou doença hipertensiva específica gestacional, que são situações que exigirão um controle mais rigoroso, que incluirá, além da orientação nutricional, também medicamentos e exames complementares.

“Ao longo da gestação, sinais como dor de cabeça, visão embaçada ou sensação de “luzes piscando”, podem ser sintomas de hipertensão arterial. Além destes, dificuldade para respirar, dor no lado direito do abdome e inchaço no rosto ou nas mãos devem ser relatados ao médico.”

Vale lembrar que mulheres que tiveram pré-eclâmpsia em gestações anteriores têm mais chances de apresentar hipertensão arterial em uma nova gravidez.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo