Brasil,

Um em cada três idosos reclama de tombos após os 65 anos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Felipe Dantas Mousinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Um em cada três idosos reclama de tombos após os 65 anos

Quedas na terceira idade são comuns, mas não são normais; manter-se ativo previne o desequilíbrio, explica profissional de Educação Física

De acordo com projeções realizadas pelo Ministério da Saúde, o Brasil será a quinta população mais idosa do mundo em 2030, demandando políticas públicas adequadas com antecedência para o bem-estar dessa população. Com o envelhecimento da sociedade, os riscos de cair podem aumentar em razão de múltiplos fatores, desde os desajustes cognitivos até problemas respiratórios. Para os profissionais da saúde, quando um idoso cai, é importante a investigação da causa, uma vez que o evento sinaliza o início de fragilidade ou doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um em cada três idosos com mais de 65 anos cai, com 5% deles sofrendo fraturas ou necessitando de internação. A coordenadora do curso de Enfermagem do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina, Mauryane Lopes, explica que a fraqueza muscular, baixa aptidão física e danos cognitivos são as principais causas de quedas de idosos. “A prevenção deve ser contínua em razão da variedade de fatores que as predispõem. Entretanto, é preciso investigarmos essas possibilidades e oferecer o melhor tratamento para o idoso. Por exemplo, alguns casos de perda da visão ou audição, deformidade nos pés, déficit nutricional, perda de massa e forças musculares são frequentemente considerados. Além destes, também é possível observar a preexistência de doenças cardíacas e neurológicas”, explica Mauryane.

Para a coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário, Thanandra Rocha, manter-se ativo é uma boa estratégia a fim de reduzir os impactos do processo de envelhecimento, promovendo mais equilíbrio, resistência física e evitando o aparecimento de doenças que afetam a qualidade de vida do paciente de forma grave. “Manter-se ativo e praticar atividades físicas preservam a capacidade funcional e ampliam o bom funcionamento motor dos pacientes. É importante que, antes de qualquer início de exercício, o indivíduo procure um médico para exames prévios e orientações mais especializadas. Então, é possível a realização de práticas mais ajustadas à particularidade de cada um, promovendo a redução dos impactos do processo de envelhecimento, além do desenvolvimento de musculatura mais forte para a proteção contra fraturas e perdas cognitivas”, finaliza a especialista.

Como ponto de partida, é importante que os cuidadores e familiares dos idosos compreendam os riscos e a importância do acompanhamento multidisciplinar para a promoção de saúde. Para tanto, consulta com nutricionista, fisioterapeuta e psicólogos trazem benefícios que impactam a interação com as outras especialidades. Desta forma, a UNINASSAU Teresina, por meio da Clínica-Escola Integrada, oferta atendimento psicológico na unidade. Os interessados podem agendar o acompanhamento pelo número (86) 99987-5239. A Clínica está localizada no prédio do Centro Universitário, Av. Jóquei Clube, nº 710.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar