Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

9 Dicas Para Cuidar Bem da Sua Escova de Dentes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabi Dallo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

9 Dicas Para Cuidar Bem da Sua Escova de Dentes

Você sabia que a escova de dente também precisa ser higienizada? Não é porque a escova tem contato direto com água corrente e o creme dental que ela esteja imune de contaminações. “Pensando nisso, preparei um passo a passo de como cuidar da sua escova de dente e evitar que germes e bactérias sejam levados para a boca.” cita a cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde, confira:

1. Troque a escova regularmente

O recomendado é realizar a troca da escova no máximo 3 meses. Com o tempo de uso, elas começam a perder a rigidez e flexibilidade ideais para manter os dentes saudáveis. Entretanto, esse tempo varia muito de acordo com os cuidados e formas de escovação. Se você utiliza muita força para escovar os dentes, o tempo de troca será mais curto. “O importante é ficar atento as cerdas, quando elas começarem a deformar, está na hora de trocar. Outro momento importante para realizar a troca é após um resfriado, ou qualquer doença que possa ter contaminado as cerdas.” Aconselha a dentista Bruna.

2. Lave e enxague a escova antes do uso

Lave a sua escova de dente antes de utilizá-la para remover germes e sujeiras e também após a escovação para remover os restos de alimentos.

3. Seque a escova após o uso

Após o uso, seque completamente a escova com uma leve e pequena batida.

De acordo com a Dra. Bruna Conde após a higiene oral, é importante lavá-la em água corrente e bater levemente o cabo da escova contra a pia para remover o excesso de água. Nesse caso, é importante não secar a escova com toalha ou papel. Analise sempre se há restos de alimentos na escova e, caso exista, os remova.

4. Jamais deixe sua escova em contato com outras

Nunca guarde sua escova perto de outras, pois bactérias podem ser trocadas de uma para outra com o toque entre as cerdas.

5. Mantenha distância do vaso sanitário

Não se deve deixar a escova em cima da pia do banheiro sem proteger as cerdas, afinal, ali é o lugar mais contaminado da casa.

6. Não use capinhas protetoras de cerdas

O correto é lavar a escova em água corrente e deixá-la secar em posição vertical longe do vaso sanitário. Usar capinhas protetoras de cerdas aumenta a probabilidade de bactérias se desenvolverem em um ambiente com calor e umidade.

7. Guardar em posição vertical

Outro ponto importante é a posição que a escova fica guardada. Isto porque, em posição vertical a água escorre e as cerdas secam mais rapidamente, evitando a proliferação de fungos e bactérias.

8. Escova de dente é de uso pessoal

“Jamais compartilhe a escova com outras pessoas, mesmo da família. Este ato, favorece a transmissão de doenças. O uso deve ser imprescindivelmente pessoal.” Alerta a especialista.

9. Se quiser pode utilizar enxaguante bucal para higiene das cerdas.

Pelo menos uma vez na semana, se quiser pode borrifar ou deixar as cerdas submersas no enxaguante bucal por 15 minutos, em média. Para que possam ser eliminadas possíveis bactérias.

“Como vimos, pequenas mudanças de hábitos fazem toda a diferença. Comece hoje mesmo a adotar medidas de prevenção para que não ocorra a proliferação de fungos e bactérias na sua escova de dente.” Finaliza a Dra. Bruna Conde.

Mais Sobre Bruna Conde:

Dra Bruna Conde - Dentista Antenada:
Cirurgiã Dentista.
CRO SP 102038

"Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde."

Há mais de 10 anos de formada, no mínimo 6000 sorrisos realizados, Dra. Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar