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Saúde Conectada pode beneficiar cada etapa da jornada do paciente, mas hoje menos de 20% dos casos de uso vão além da prova de conceito

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adelson Júnior
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
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Apesar das grandes ambições, apenas algumas organizações de ciências da vida têm os recursos digitais, técnicos e colaborativos necessários para realizar uma saúde conectada, abrindo as portas para grandes players de tecnologia buscarem mudanças

Espera-se que o número de ofertas de saúde conectada[1] aprovadas cresça 40% nos próximos cinco anos, devido a seu forte potencial para aumentar o envolvimento do paciente, novas possibilidades de tratamento e diagnóstico precoce, e detecção de doenças. Ainda assim, apenas 16% das empresas de ciências da vida[2] estão testando ou aprovaram produtos de saúde conectada no mercado. A maturidade geral em saúde conectada para a maioria das organizações está apenas “emergindo”. Isso é o que aponta o último relatório da Capgemini Research Institute, Unlocking the Value in Connected Health, que detalha as principais áreas terapêuticas onde a saúde conectada pode trazer benefícios significativos para os pacientes e as barreiras que as organizações de ciências da vida devem superar para alcançá-los.

De acordo com o relatório, as principais áreas terapêuticas para os futuros produtos de saúde conectada nos próximos cinco anos incluem doenças relacionadas à neurociência, como esclerose múltipla, Alzheimer e epilepsia, seguidas por doenças raras e imunologia. Para perceber isso, mais de 50% das organizações de ciências da vida planejam desenvolver casos de uso nos próximos cinco anos para monitoramento remoto de pacientes, aplicativos de biomarcadores digitais (por exemplo, biossensores vestíveis) e diagnósticos preditivos habilitados para IA e medicina preventiva.

No entanto o setor ainda está muito longe de realizar esses tipos de casos de uso e apenas um quarto das organizações de ciências da vida pesquisadas são maduras nas principais áreas de saúde conectada, como estratégia de portfólio, design de produtos e desenvolvimento de produtos. A pesquisa também descobriu que menos de um terço das organizações têm os recursos digitais, tecnológicos e colaborativos necessários para iniciativas de saúde conectada bem-sucedidas. Por exemplo, apenas um quarto utiliza inteligência artificial para executar análises preditivas em dados em tempo real dos produtos de saúde conectada. Menos ainda (21%) têm um centro de excelência para impulsionar inovação, sinergia e melhores práticas em suas ofertas de saúde conectada.

Olivier Zitoun, Líder Global da Indústria de Ciências da Vida da Capgemini, diz: “A demanda e a oportunidade de melhorar os resultados dos pacientes existem hoje, e várias tecnologias prometem revolucionar as vias de tratamento e as interações dos pacientes com os profissionais de saúde. Para colher os benefícios das tecnologias de saúde digital, as organizações precisarão abordar as habilidades, a tecnologia e as lacunas estruturais para construir um portfólio de saúde conectada escalável, personalizado e integrado. Organizações maiores de ciências da vida mostram sinais mais promissores de maturidade, mas, com grandes players de tecnologia também de olho no potencial, o mercado como um todo precisa avançar no mesmo ritmo”.

As organizações que têm a maturidade de saúde conectada necessária e estão além da fase de estratégia são predominantemente as empresas maiores. Quase metade das organizações de ciências da vida com mais de US$ 20 bilhões em receita disseram que estão maduras em estratégia e planejamento de portfólio contra apenas 17% das empresas com menos de US$ 1 bilhão.

As razões por trás dessa discrepância são múltiplas, mas em grande parte se resumem à maior capacidade das empresas maiores de superar os dois principais desafios de desenvolver e dimensionar a saúde conectada: as vulnerabilidades de segurança e a aprovação regulatória.

De acordo com o relatório, organizações menores de ciências da vida estão se recuperando, e as razões por trás de sua falta de maturidade podem muito bem ser uma discrepância na percepção entre executivos de tecnologia e de negócios sobre as habilidades disponíveis na empresa. Por exemplo, quase metade das pessoas em funções de negócios acredita que a empresa de saúde conectada possui habilidades adequadas em realidade aumentada e virtual, enquanto apenas 20% do pessoal de tecnologia concorda. Realidade aumentada/virtual, pensamento sistêmico e interoperabilidade, engenharia e design centrado no ser humano são as principais habilidades técnicas com maior escassez.

Para aumentar a maturidade da saúde conectada e acelerar o desenvolvimento de casos de uso, a Capgemini identificou ações necessárias para seis áreas críticas de foco:

- definir uma estratégia comercial de saúde conectada alinhada aos planos de portfólio estabelecidos;
- projetar produtos de saúde conectada para gerar valor e resultados mensuráveis;
- construir um ecossistema de dados que promova o compartilhamento e a interoperabilidade de dados dentro e fora da organização;
- aprimorar o conhecimento em dados, ciência comportamental e desenvolvimento ágil;
- centralizar a governança, o modelo operacional e as estruturas financeiras para que a saúde conectada possa impulsionar o crescimento e a coordenação regulatória;
- construir um ecossistema de saúde conectada que forneça estrutura e proteções, mas também abrace inovações abertas.

Para ler o relatório completo, clique aqui.

Metodologia

A Capgemini entrevistou 523 executivos de nível gerencial e superior (representando 166 empresas) de organizações de ciências da vida nos setores farmacêutico e de biotecnologia em sete países da América do Norte, da Europa e da Ásia. Os entrevistados indicaram que sua empresa está atualmente elaborando estratégias para abordagem à saúde conectada, atualmente testando/desenvolvendo produtos de saúde conectada e/ou atualmente tem produtos de saúde conectada aprovados e no mercado. A pesquisa global ocorreu entre outubro e novembro de 2021. Além disso, a Capgemini realizou entrevistas em profundidade com 10 executivos seniores das principais empresas biofarmacêuticas globais.

Sobre a Capgemini

A Capgemini é líder global em construir parcerias com empresas para transformar e gerenciar seus negócios, aproveitando o poder da tecnologia. O Grupo é guiado dia após dia pelo propósito de liberar a energia humana por meio da tecnologia por um futuro inclusivo e sustentável. É uma organização responsável e diversa com um time de 325.000 pessoas em mais de 50 países. Com sua forte herança de 55 anos e profunda experiência no setor, a Capgemini conquistou a confiança de seus clientes para atender a toda a amplitude de suas necessidades de negócios, desde a estratégia e concepção de projetos até a operação, impulsionada por um mundo de nuvem, dados, IA, conectividade, software, engenharia digital e plataformas em rápida evolução e repleto de inovação. O Grupo reportou em 2021 receitas globais de € 18 bilhões.

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Sobre o Capgemini Research Institute

O Capgemini Research Institute é o grupo de pesquisa interno da Capgemini para todos os assuntos referentes ao digital. O Instituto publica pesquisas sobre o impacto das tecnologias digitais em grandes negócios tradicionais. A equipe conta com a rede mundial de especialistas da Capgemini e trabalha em estreita colaboração com parceiros acadêmicos e de tecnologia. O Instituto possui centros de pesquisa dedicados na Índia, Cingapura, Reino Unido e Estados Unidos. Recentemente, foi classificado em 1º lugar no mundo pela qualidade de sua pesquisa feita por analistas independentes.

[1]Para os propósitos desta pesquisa, a definição de saúde conectada abrange um amplo espectro de produtos e serviços de saúde digital, desde produtos de bem-estar digital, como wearables de consumo, até soluções clinicamente validadas, como companheiros digitais, terapia digital (DTx) e combinação DTx, incluindo Software-as-a-Medical Device (SaMD).

[2] A pesquisa abrange organizações de biotecnologia e farmacêuticas (biofarmacêuticas).


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