Hérnia de disco atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros
Dr. Felipe Carvalho, ortopedista, especialista em medicina regenerativa, explica causas, sintomas e tratamentos para o problema
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, as hérnias de disco já atingiam cerca de 5,4 milhões de brasileiros. Caracterizadas por sintomas como dores localizadas no braço, pernas ou costas; fraqueza muscular, espasmos, dormência nas pernas e formigamento, as hérnias de disco ocorrem quando o núcleo gelatinoso dos discos da coluna se deslocam para fora do invólucro exterior.
“Chamamos o meio do disco de núcleo pulposo e anel fibroso exterior, responsável por segurar o núcleo dentro do disco, de anulo. A hérnia é quando o disco rompe e o núcleo vem para fora do disco”, detalha o ortopedista, especialista em medicina regenerativa, Dr. Felipe Carvalho. De acordo com ele, esse deslocamento pode comprimir as raízes e causar dores tanto mecânicas quanto químicas. “O conteúdo do meio do disco, quando extravasado, irrita a raíz e os nervos e pode causar muita dor”, afirma.
Porém, o médico chama atenção para o fato de que “hérnia de disco” é um diagnóstico e se faz necessária uma investigação mais profunda para descobrir se o sintoma do paciente está realmente relacionado ao problema. “O principal tratamento da hérnia de disco é o tratamento sintomático. Então, precisamos identificar o que esse problema está causando ou ainda investigar se aquela dor vem somente da hérnia de disco, ou, se há outra lesão que pode estar associada a ela”, explica o Dr. Felipe Carvalho.
De acordo com ele, é necessário montar um planejamento de reabilitação com três etapas: analgesia, alongamento e reforço muscular. “Não podemos fechar os olhos e nem priorizar outras coisas. Muitas vezes, hérnia de disco comprime um nervo na coluna.Mas, outras vezes não comprime e o paciente tem apenas um diagnóstico de hérnia sem sintoma”, afirma.
Para os pacientes que já têm hérnia e são assintomáticos, o especialista defende um planejamento para prevenir que o problema se agrave. “A hérnia de disco tem três caminhos: ou ela estabiliza, ou aumenta ou diminui. A sua coluna vai tratar você, como você trata ela”.
Sobre o Dr. Felipe Carvalho
Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o tenista uruguaio Pablo Cuevas, o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. O Gaúcho, possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas. É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN. Atualmente, o médico trabalha para o time ucraniano Ucsa, onde está montando um departamento médico de medicina regenerativa com biotecnologia de ponta.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário