Pandemia faz aumentar casos de bruxismo
Condição pode causar de desgaste dentário a dores de cabeça e deslocamento de mandíbula
Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) feito com estudantes universitários sobre os impactos da pandemia no estresse, no sono e na saúde bucal revelou que 30% dos entrevistados se consideraram muito estressados com a chegada da Covid-19. O levantamento avaliou alterações causadas na pele, nos dentes, glândulas, ossos e músculos localizados na boca, pescoço, cabeça e face. O resultado apontou um aumento em casos de bruxismo, que consiste em um movimento involuntário caracterizado pelo ranger e/ou apertar dos dentes.
Segundo o cirurgião-dentista do Sesc Anápolis, Gustavo Henrique Sousa Costa, o bruxismo é uma condição que atinge cerca de 31% da população adulta e pode gerar danos irreversíveis aos dentes e algumas das consequências são:
- Desgaste dentário
- Trincas em esmalte
- Hipersensibilidade dentária
- Fratura de restaurações ou até mesmo do próprio dente
- Dores na musculatura da mastigação
- Distúrbios na articulação temporomandibular - que pode gerar dores de cabeça ou até mesmo o deslocamento da mandíbula – entre outros
“O tratamento”, explica Gustavo, “consiste no controle dos sintomas e muitas vezes é necessária uma mudança no estilo de vida para a melhora da doença. O cirurgião-dentista também pode julgar necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para auxiliar no tratamento.”
O profissional explica que, de acordo com a literatura, os tratamentos disponíveis para pacientes com bruxismo são variados e vão depender de cada situação. Alguns dos tratamentos disponíveis incluem ajuste na mordida, utilização de placas oclusais e aparelhos específicos, injeção intramuscular de toxina botulínica e medidas para controlar a ansiedade e o estresse.
“É importante ressaltar que cada caso é único, por isso é muito importante procurar um cirurgião-dentista e se informar sobre a melhor terapia indicada para o seu caso”, explica Gustavo Henrique.
Você sabia que o Sesc Goiás oferece atendimento odontológico nas unidades fixas de Anápolis, Goiânia (Campinas e Centro), Itumbiara, Jataí e em uma Unidade Móvel – OdontoSesc? O tratamento nas clínicas fixas é destinado aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes com o cartão Sesc atualizado.
Para usufruir do benefício é necessário fazer a pré-inscrição no site sescgo.com.br.
Gustavo Henrique Sousa Costa - cirurgião-dentista do Sesc Anápolis
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário