Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Abril Amarelo: Mês da conscientização dos Erros Inatos da Imunidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seven PR
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Antonio Condino-Neto, Presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, faz alerta para a importância da realização de exames nas primeiras horas de vida do bebê

Atualmente, é comum os meses do ano estarem vinculados a cores que representam campanhas voltadas à conscientização e à prevenção de doenças e problemas de saúde. Pelo fato de ainda não existir um calendário oficial, os meses acabam recebendo mais de uma cor específica.

O mês de abril, por exemplo, já é reconhecido por algumas cores, como o azul, que representa a conscientização sobre o autismo, e o verde, que faz um alerta para a segurança e saúde no trabalho. No entanto, é preciso destacar uma outra: o amarelo, que está relacionado à conscientização dos erros inatos da imunidade.

Antonio Condino-Neto, Presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e Coordenador do Laboratório de Imunologia Humana do ICB-USP, acredita que as campanhas mês a mês são de extrema relevância social para ajudar conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde e ter como prioridade a qualidade de vida.

Segundo Condino-Neto, que também é sócio-fundador da Immunogenic, primeiro laboratório especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho, lidar com a saúde dos recém-nascidos requer responsabilidade muito grande. “Somos os únicos no segmento da saúde a oferecer uma linha de cuidado médico e científico na área de imunodeficiências primárias, porque queremos evitar que os bebês sejam diagnosticados tardiamente”, explica.

As Imunodeficiências primárias (IDP) ou Erros Inatos da Imunidade (EII) são um grupo de doenças nas quais a principal alteração se encontra no funcionamento do sistema imune. São doenças genéticas e a maioria delas se manifesta nas crianças, embora adultos também possam ser acometidos.

Por essa razão, as primeiras horas de vida são determinantes para a descoberta de enfermidades, em especial, doenças relacionadas à imunodeficiência primária. Condino-Neto reforça a importância da triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho.

“Feito em crianças recém-nascidas, o teste do pezinho é realizado a partir das gotas de sangue coletadas do calcanhar do bebê e permite identificar doenças graves assintomáticas ao nascimento e que podem causar sérios danos à saúde, caso não sejam diagnosticadas e tratadas precocemente”, explica o médico.

Desde maio de 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) vem implementado o Teste do Pezinho Ampliado. O Projeto de Lei, sancionado pelo Governo Federal, ampliou o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho. Antes, englobava apenas seis e agora passou a envolver até 50 novas doenças raras. Desta forma, será possível reduzir significativamente a mortalidade, sequelas, sofrimento e custo social, causadas por doenças congênitas graves.

“A ampliação da triagem neonatal representa um grande avanço para a saúde pública dos brasileiros. O diagnóstico precoce de Imunodeficiência Grave Combinada (SCID) por meio do teste do pezinho permite curar os pacientes por meio do transplante de células tronco hematopoiéticas em 95% dos casos, quando feito nos primeiros 4 meses de vida”, finaliza.

Sobre a Immunogenic

A Immunogenic é o primeiro laboratório especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho. A empresa é resultado do processo de spin-off do Laboratório de Imunologia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo.

A experiência e conhecimento no meio acadêmico tornam a Immunogenic a única no segmento da saúde a oferecer uma linha de cuidado médico e científico na área de imunodeficiências primárias. A empresa lidera ainda um avançado programa de pesquisa neonatal no Brasil e é referência em análises, diagnósticos e pesquisa científica em imunodeficiências primárias.

O programa conta com o apoio da Fundação Jeffrey Modell de imunodeficiências, nos Estados Unidos, e colaboração com Universidade de Massachusetts e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos; da Universidade de Leiden, na Holanda; e da Universidade Karolinska, na Suécia. O laboratório, inicialmente incubado no CIETEC, polo de startups da Universidade de São Paulo (USP), atualmente integra o programa de aceleração Eretz.bio, do hospital Albert Einstein. Mais informações no site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar