Especialista destaca 7 pontos importantes da vacinação contra gripe
O país iniciou à vacinação contra a gripe. A expectativa é que sejam imunizadas 6,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários. Essa primeira etapa será realizada entre os dias 04 de abril e 02 de maio e contemplará trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais.
Yara Bueno, supervisora do Lach Laboratório e Clínica no Jardim Botânico, pontua a importância da população se vacinar contra a gripe e explica quem pode e deve ser imunizado nesse primeiro momento.
1 – Sobre a vacina da gripe
A vacina da gripe é a vacina que protege contra o vírus Influenza. Ela é composta por diferentes tipos desse vírus. A de 2022, disponibilizadas pela rede pública de saúde, vai conter 3 tipos: H1N1 Victoria (Influenza A), H3N2 (influenza A) e linhagem B da H1N1 Victoria (Influenza B). Na rede privada, será disponibilizada a Tetravalente, ou seja, com mais um tipo de Influenza B, que é o Yamagata lineage.
2- Muitas pessoas têm receio de tomar a vacina, por achar que ela deixa a pessoa doente. Mito ou verdade?
Para criar imunidade, o organismo precisa entrar em contato com o vírus. A vacina coloca um pouquinho do vírus dentro do organismo, e um corpo estranho dentro do nosso organismo pode causar um desconforto, se a imunidade estiver baixa. Mas certamente não se compara a doença que pode se desenvolver se o vírus entrar no organismo e não existir nenhuma proteção contra ele.
3 - Quem tomou a vacina da Covid-19 pode tomar a vacina da gripe?
Pode sim, mas precisa de um intervalo de 15 dias entre uma vacina e outra.
4 – Quem não pode tomar a vacina da gripe?
- Quem teve febre por até 2 dias antes do dia de se vacinar;
- Quem faz uso contínuo de corticoides;
- Quem fez transplantes de medula óssea;
- Pessoas imunodeprimidas, que tenham câncer ou o vírus do HIV, por exemplo.
Em todos os casos, o ideal seria consultar o médico.
5- Mito ou verdade: precisa ser vacinado contra a gripe anualmente?
Verdade! O vírus sofre mutações (mudanças) em sua estrutura muito rapidamente, e se transforma em outro tipo do mesmo vírus. As vacinas da gripe são atualizadas anualmente com o novo tipo do vírus, por isso o organismo precisa atualizar essa informação também, para se manter protegido.
6 – Quem não faz parte dos grupos de risco precisa se vacinar?
Teoricamente, todas as pessoas que não tenham nenhum histórico de saúde que impeça, devem se vacinar. Na dúvida sobre poder tomar ou não, melhor consultar o médico.
7 – Mito ou verdade: quem já teve H-1-N-1 há dois anos está imune?
Está imune ao vírus de dois anos atrás, é preciso se imunizar contra o vírus deste ano. É possível aferir os anticorpos IgGs após a vacina, para ver se os anticorpos subiram. Se o paciente fizer exame, vai ter certeza de que a vacina fez efeito ou não. Porque nem todo paciente que toma vacina, fica vacinado. Pode acontecer de tomarem e o corpo não produzir anticorpos necessários para conferir imunidade. Aí nesse caso, um reforço ou segunda dose, pode ser indicado, caso o médico julgue necessário.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário