Brasil,

Dia Mundial da Saúde Bucal alerta para importância dos cuidados com a higiene

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Harley Pinto
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Data, celebrada em todo o mundo no próximo dia 20 de março, busca chamar a atenção para a importância de bons hábitos em todas as fases da vida

Instituído pela Federação Mundial de Odontologia, o Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado no dia 20 de março em diversos países, inclusive no Brasil, tem como objetivo lembrar a importância dos cuidados com a higiene da boca e dos dentes para evitar doenças e futuras complicações. A SINOG (Associação Brasileira de Planos Odontológicos) reforça no Brasil que o trabalho de conscientização deve ser permanente e por todos, independente da faixa etária.

Para Dr. Roberto Cury, presidente da SINOG, o trabalho de conscientização auxilia na democratização do acesso aos cuidados com a saúde bucal. “Lançamos em 2021 a Campanha Julho Neon, um movimento inclusivo que chegou a milhões de brasileiros, e que teve a participação de todos os atores do segmento odontológico. Esse trabalho consistente permitiu diversos avanços, mas é importante cada vez mais relembrar a importância em manter uma boca saudável”, alerta.

O Dia Mundial da Saúde Bucal busca unir esforços ao redor do mundo para reduzir a incidência de doenças bucais, que atingem não só o indivíduo, mas todo o sistema de saúde. De acordo com uma pesquisa da Federação Dentária Internacional (FDI), a saúde bucal continua a ser uma das áreas mais negligenciadas da saúde global. A tragédia decorre do fato de que a doença bucal é uma epidemia silenciosa que aflige 3,58 bilhões de pessoas – mais da metade da população do mundo, embora seja grandemente evitável. As doenças bucais, tais como cáries dentárias, doença da gengiva e câncer bucal, constituem as formas mais comuns de NCDs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) evitáveis e afetam as pessoas durante toda a vida, causando dor, desconforto, deformações e até mesmo morte. A falha coletiva de prevenir a doença bucal custa à economia mundial cerca de US$ 442 bilhões.

Manter uma boa higiene bucal garante dentes e gengiva saudáveis, auxiliando no bem-estar completo do indivíduo. Seja mastigando melhor ou mantendo uma boa aparência com um sorriso bem cuidado, os hábitos de uma boa escovação – acompanhada do uso do fio dental e com visitas regulares ao dentista – previnem problemas que podem se tornar graves, como o aparecimento de cáries, queda dos dentes, gengivite, entre outros problemas.

Dr. Roberto reforça ainda que “os planos odontológicos são excelentes opções para a população ter acesso aos tratamentos bucais, pois além de oferecerem um ótimo custo-benefício, são fundamentais na democratização do acesso à saúde bucal para população”.

O Dia Mundial da Saúde Bucal vem para lembrar que a higiene da boca é um assunto importante e que deve ser levado a sério durante todas as fases da vida. Começando na infância, com os pais ensinando a importância de uma boa saúde para seus filhos.

Dicas para uma boa higiene bucal

Escove os dentes após cada refeição e use o fio dental diariamente;
Tenha uma alimentação saudável, evitando comer entre as principais refeições;
Utilize produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor;
Troque a sua escova de dentes após a vida útil (3 a 4 meses);
Escove os dentes antes de dormir;
Escovar a língua também é importante;
Mantenha visitas constantes ao dentista;
Garanta que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Sobre a SINOG

A SINOG, Associação Brasileira de Planos Odontológicos, foi criada em 1996 com o objetivo de atuar como agente de crescimento e aprimoramento das empresas de assistência odontológica, incluindo todas as operadoras de planos odontológicos. Em sua atuação, representa as associadas junto à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e nos conselhos de classe (CFO – Conselho Federal de Odontologia e CROs – Conselhos Regionais de Odontologia), colabora no desenvolvimento técnico-científico da categoria, define padrões mínimos de qualidade e de gestão, divulga e amplia o conceito de plano odontológico como agente facilitador do acesso à assistência de saúde bucal da população, promove a integração das empresas junto à classe odontológica e continua atuando como sindicato patronal, representando as operadoras de Odontologia de Grupo em todo o Brasil nas negociações coletivas, realizando assembleias gerais para a discussão e debate das pautas de reivindicações apresentadas pelos diversos sindicatos profissionais. Atualmente a Entidade representa 72% do mercado em número de beneficiários.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar