Brasil,

Prontuário Afetivo - Quase um ano após implantação, projeto de humanização do HSV já acolheu mais de 47 famílias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Érica Fabiola Barlera Gáspari
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Diante da impossibilidade de visitar seus entes queridos, os familiares dos pacientes internados com covid-19 no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) contam com um recurso especial para matar um pouco da saudade deixada pela distância. Criada pela médica Isadora Jochims, do Hospital Universitário de Brasília no Distrito Federal, a ação denominada “Prontuário Afetivo” foi implantada na instituição jundiaiense em maio de 2021 pela psicóloga, Nayara Pancelli e pelo médico coordenador do projeto, Dr. Djalma Barbosa Junior. Com início na Unidade de Suporte Intermediário (USI), a iniciativa foi um sucesso e, recentemente, ampliada para a Enfermaria VI.

Por meio do documento é possível saber qual o hobby do paciente, sua profissão, o nome de seus animais de estimação, o time do coração e suas comidas favoritas. Os dados são fixados no leito do paciente e aproximam a vida de quem cuida e de quem está recebendo o cuidado. “O Prontuário Afetivo é a união entre o histórico de vida do paciente e os cuidados que ele necessita no momento. Essa soma de informações faz com que os profissionais tenham mais empatia, ajuda a conhecer o ser humano em sua singularidade e fortalece os vínculos entre paciente e equipe de trabalho”, explica Nayara.

Buscando integrar e incluir a família no processo de hospitalização, a psicóloga Alessandra Furtado Charone, foi quem assumiu o projeto na nova unidade, além de ser responsável pelas chamadas de vídeo entre pacientes e familiares. A profissional conta que a ideia também visa acalmar e acolher as famílias fragilizadas pelo momento difícil que enfrentam. “Diante da necessidade do isolamento e do quadro clínico dos pacientes, intubados e sedados, o contato verbal com a equipe ou virtual com a família acaba sendo inviabilizado. Ações como essas tendem a sensibilizar o paciente, familiares e a equipe. Entendemos que mediar a comunicação faz com que o paciente se sinta mais seguro e a família acolhida, aumentando a sua satisfação com o cuidado recebido”.

Alessandra ainda ressalta que a ação humanizada torna mais fácil o entendimento durante a abordagem médica e que o primeiro contato é realizado via tablet. “O familiar recebe uma mensagem de texto contendo a apresentação do profissional, o objetivo do trabalho, o convite para participação e as informações necessárias para confecção do prontuário afetivo. Precisamos manter e ampliar ações como essa, que começou na USI e, em breve, será implantada nas UTIs. O projeto já acolheu mais de 47 famílias. Por trás do leito existe uma vida como a nossa, com família, religião, preferências e sonhos. Com este prontuário, intensificamos o lado humano, além da assistência técnica”.

Para Núbia Michele Nasrallah, sobrinha da Sra. Josefina Nasrallah, paciente internada com covid-19, o projeto acalmou o coração aflito da família. “Achamos a iniciativa muito legal. Recebemos a foto do prontuário da psicóloga e compartilhamos no grupo da família. No Natal, aproveitamos para compartilhar esse momento entre nós e foi muito emocionante. É uma ação que nos conforta”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar