Brasil,

Com avanço da ômicron, uso de máscaras de alta proteção ganham prioridade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vervi Assessoria
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

J.A.Puppio*

A recente explosão de casos de Covid-19 em âmbito mundial, potencializada pela disseminação da variante ômicron, fez com que os especialistas pesquisassem as melhores forma de proteção contra a doença.

Embora envolta em muitas incertezas, sabe-se que essa variante é, com certeza, a mais transmissível, porém, com menor risco de letalidade.

E no que se refere às máscaras de proteção, especialistas chegaram à conclusão que os modelos cirúrgicos e de pano, apesar de mais comuns, não são suficientes para oferecer a proteção necessária.

O vírus SARS-CoV-2 segue um mesmo padrão: se transmite da mesma forma e tem o mesmo tamanho. Mas há variáveis que ainda não foram totalmente dimensionadas. Com esse vírus mais transmissível, as medidas de proteção têm que acompanhar o risco. Assim, faz mais sentido usar uma máscara com material mais resistente, de melhor qualidade.

Desta forma, os pesquisadores recomendam que a máscara mais segura é a PFF2, de preferência com a tira na cabeça, mas a que prende atrás da orelha também é boa opção.

Pesquisa realizada pelo Instituto Max Planck, da Alemanha, indica que a proteção chega a ser 75 vezes maior do que a proporcionada por máscaras cirúrgicas. Os cientistas usaram modelos computacionais para simular a interação por 20 minutos entre uma pessoa infectada e uma sem o vírus. E compararam o nível de proteção das máscaras cirúrgicas com as de alta proteção.

No cenário mais seguro, com duas pessoas utilizando as máscaras N95/PFF2 bem ajustadas ao rosto, o risco de infecção foi apenas de 0,14%. Com as máscaras de alta proteção mal ajustadas, o risco de contaminação sobe para 4%. Em contrapartida, no pior cenário, com ambas utilizando máscaras cirúrgicas, esse índice foi de 10,4%.

Estudos, inclusive, demonstram que o modelo PFF2 tem proteção mínima de 94% contra o coronavírus.

De qualquer maneira, é imprescindível considerar dois pontos centrais: ajuste e filtração. Não adianta ser PFF2 se o ar sair pelas laterais. Além disso, é importante considerar o conforto, para que a máscara seja corretamente utilizada, pelo tempo necessário.

Outro ponto fundamental é que não deve ser lavada. Isso porque ela é composta de três camadas: a parte interna em não-tecido com fibras sintéticas; a do meio composta por micro fibras tratadas eletrostaticamente, ou seja, a camada eletromagnética segura o vírus e filtra mesmo as partículas maiores de 0,3 mícron de diâmetro; e a externa composta por não-tecido, que protege o meio para não soltar as fibras.

*J.A.Puppio é empresário e autor do livro “Impossível é o que não se tentou”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar