Estudo descobre relação da solidão com hormônio e comprova conceito evolucionista
O cientista luso-brasileiro Dr. Fabiano de Abreu discorre sobre a descoberta e sua teoria sobre memória genética e semântica evolutiva
Buscando entender a base neural da solidão, que já era percebido antes do confinamento durante a pandemia de Covid-19 resultado da cultura tecnológica e das redes sociais, acentuando-se ainda mais com o isolamento social, uma pesquisa liderada por Kansai Fukumitsu da RIKEN Center for Brain Science (CBS) no Japão, encontrou um indicador molecular e regulador do isolamento social em camundongos fêmeas.
Para entender melhor o estudo e como ele poderia interferir nos humanos, após encontrarmos similaridades com os conceitos de memória primitiva, burla de código genético e processo evolutivo do PhD em neurociências, biólogo e antropólogo e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, o luso-brasileiro Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a relação deste estudo e como ela pode auxiliar neste que, segundo ele, a solidão, é um problema que precisa de atenção: "está determinado em nosso código genético a necessidade de interação, quando burlamos esta determinação, sofremos consequências que podem elevar a ansiedade e trazer danos para a saúde mental." inicia o cientista.
O novo estudo relata que o comportamento de busca de contato social em camundongos é impulsionado pelo peptídeo amilina na área pré-óptica medial (MPOA) do prosencéfalo, e que estar sozinho diminui a quantidade de amilina nessa região do cérebro. " A amilina é um hormônio amiloidogênico sintetizado e co-secretado com insulina pelas células β pancreáticas, possui "locais" de ligação no cérebro, regulando a saciedade e o esvaziamento gástrico."
Amilina é protagonista
A sinalização do receptor de amilina-calcitonina (Calcr) na área pré-óptica medial (MPOA) medeia contatos sociais afiliativos entre camundongos fêmeas adultas. Com o seu isolamento, a primeira reação foi a busca pelos contatos, depois comportamentos depressivos, ansiedade, em paralelo a perda da expressão do mRNA da amilina no MPOA. Isso quer dizer que a socialização física ativa os neurônios que expressam amilina e Calcr e leva a uma recuperação da expressão do mRNA da amilina.
"Isso é semântico a parentalidade, observada em mamíferos como camundongos e humanos. Onde os cientistas desde Darwin já vinculavam essa afiliação social como evolutivo do cuidado parental. Os resultados do estudo determinam que a amilina é o protagonista no cérebro necessário para detectar e buscar contatos sociais" finaliza Dr. Fabiano de Abreu
Os pesquisadores descobriram que seis dias de isolamento levaram ao desaparecimento quase completo da amilina, que voltou ao normal duas semanas depois que os camundongos se reuniram com seus companheiros de gaiola. Isso leva-nos a pensar sobre como o confinamento, assim como a falta de interação, pode prejudicar a homeostase levando a problemas que afetam a saúde mental.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário