Operação padrão da Receita Federal acende alerta para impactos éticos na área da Saúde
O Instituto Ética Saúde (IES) – organização sem fins lucrativos e independente, que congrega a indústria de produtos médico-hospitalares, hospitais, laboratórios, entidades médicas, planos de saúde e indústria farmacêutica com o compromisso de combater e prevenir a corrupção no setor saúde – está preocupada com os desdobramentos da operação-padrão adotada pelos auditores da Receita Federal, desde 27 de dezembro, e que afeta a área da Saúde.
Segundo o presidente do Conselho de Administração, Eduardo Winston Silva, é válido, importante e digno de aplauso o esforço dos organizadores em tentar mitigar os impactos na cadeia da saúde, mas alguma consequência é virtualmente inevitável. “A saúde é um segmento muito amplo e complexo, com grande diversidade de tipos de materiais (máscaras, seringas, agulhas, próteses ou insumos para medicamentos, entre tantos outros) e forte interdependência com outras cadeias produtivas. Portanto, uma operação como esta irá necessariamente atingir em algum grau o suprimento de materiais para a saúde”.
O executivo destaca os riscos de ‘negociações antiéticas’ e/ou ‘efeitos colaterais’ diante do eventual represamento de mercadorias, resultado da operação padrão e demora em liberar as cargas:
- A mesma regra deve valer para todos. Nenhuma empresa deve ter vantagem oriunda de um processo que andou mais rápido do que o de seus concorrentes;
- Nenhuma empresa ou agente deve fazer leilão para majorar os preços como forma de obter vantagem extraordinária. Entende-se que o estoque vendido será aquele que já havia sido ou será internalizado;
Com relação ao custo extra de armazenamento, em caso de atraso de liberação:
- Há que se discutir o ônus das armazenagens majoradas. Simplesmente transferir esta conta para o importador não parece algo "justo". Também não dá para jogar somente para os entrepostos aduaneiros. Como esta é uma função fundamentalmente de governo, acredito poderia se considerar um abatimento do mesmo valor em impostos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário