Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba como evitar o desconforto nas pernas durante viagens de carro, ônibus ou avião

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ewellin Tavares
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O médico vascular Dr. Gustavo Marcatto explica porque acontecem problemas vasculares em longos trajetos e dicas para evitá-los

O começo de ano, muitas vezes até o Carnaval, é um dos períodos que as pessoas mais preferem para curtir aquelas merecidas férias, ou tirar pelo menos alguns dias de folga e, assim, renovar as energias para aguentar o tranco de trabalho e rotina durante os próximos meses.

Por isso, em muitos casos, é nesse momento que uma viagem longa, para destinos mais distantes, é programada, seja para se divertir ou visitar familiares. E de carro, ônibus, ou avião, um problema muito comum em deslocamentos com mais de duas horas é aquele desconforto, principalmente nas pernas, que tendem a ficar inchadas e com uma sensação de peso. Isso acontece, justamente, por passar muito tempo sentado, sem fazer movimentos.

“Permanecer muito tempo numa mesma posição, ou um longo período sentado, como nos casos das viagens longas, prejudica o retorno do sangue dos membros inferiores ao coração. O resultado é uma circulação mais lenta e o consequente acúmulo de sangue nas pernas, provocando inchaço e sensação de peso e desconforto nos membros inferiores”, explica o médico vascular, Dr. Gustavo Marcatto, que atende em São José do Rio Preto (SP) e também na capital paulista.

E engana-se quem pensa que esse desconforto se limita, apenas, aos membros inferiores. Mãos e braços também podem apresentar problemas de circulação durante as viagens, devido à imobilidade. O recomendado, nesses casos, de acordo com o especialista é realizar alongamentos, mesmo sentado na poltrona do ônibus ou avião (ou banco do carro), elevar os braços e abrir e fechar as mãos algumas vezes.

Cuidados básicos

Segundo o Dr. Gustavo, é necessário que o passageiro levante, pelo menos a cada duas horas, e circule pelo corredor do ônibus ou do avião por no mínimo 5 minutos.

No caso de automóveis, o ideal é que o motorista faça paradas também a cada duas horas, para que tanto ele, quanto outras pessoas que estiverem no veículo, possam movimentar as pernas, ajudando assim na melhora da circulação sanguínea. “É preciso fazer alongamentos e movimentar-se. Mover os tornozelos em círculo e para cima e para baixo, ativando, assim, os músculos das panturrilhas e auxiliando no bombeamento do sangue”, indica Gustavo.

Outro ponto importante abordado pelo especialista é manter uma boa hidratação durante todo o trajeto, já que a ingestão de água, em qualquer ocasião, ajuda a deixar o sangue mais fluido, facilitando muito a circulação.

E atenção! Nada de saltos, sapatos ou roupas apertadas, hein! O ideal em deslocamentos com mais de duas horas é, mesmo, o conforto. Com peças de roupas mais soltas (no caso do período do Verão também mais leves) e sapatos confortáveis, principalmente tênis.

Casos específicos

Em muitos casos é recomendado, ainda, durante as viagens o uso de meias elásticas de compressão para evitar o inchaço das pernas e pés. “As meias são muito importantes, principalmente para pessoas com maior predisposição à trombose como: quadros de varizes, pessoas com idade avançada, obesos, quem tem antecedentes de trombose, portadores de distúrbio de coagulação genético (a trombofilia); tabagistas, quem faz tratamentos hormonais ou aqueles que estão em tratamentos de tumores malignos”, alerta o médico.

O Dr. Gustavo pontua também sobre o uso de medicação específica. “Em alguns casos, o médico vascular pode indicar o uso de anticoagulantes para a prevenção da trombose, em pacientes que vão viajar longas distâncias. Por isso é essencial consultar um especialista, que indicará qual o melhor procedimento para cada pessoa”.

O especialista vascular faz ainda um alerta! Viagens longas de avião, tem um agravante a mais na questão da circulação sanguínea de desconforto nas pernas e pés. “A pressurização das cabines causa uma perda imperceptível, mas bem significativa, de água do nosso corpo por evaporação. Isso aumenta a viscosidade do sangue (que fica mais grosso), o que pode favorecer a trombose”, explica o médico.

E depois de tomar todos esses cuidados e, finalmente, chegar ao destino, o ideal é deitar e levantar as pernas por alguns minutos. Com isso a sensação de peso e inchaço deve passar rapidamente. Aí, é só curtir cada minuto das férias!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar