Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conheça três tipos de dores que podem afetar a coluna vertebral

Ortopedista detalha alguns sintomas de dor nas costas e explica suas principais características

A dor nas costas é um sintoma relativamente comum já que pode estar associado a diversos fatores como má postura, esforços repetitivos, cansaço, estresse e, em casos mais graves, doenças que afetam a coluna vertebral.

O ortopedista Dr. André Evaristo Marcondes, especialista em cirurgia de coluna no Hospital Sírio-Libanês, ressalta que as dores surgem como um sinal de alerta para algo que precisa ser corrigido.

“Na dor, é importante consultar o seu médico, pois em consulta fazemos a anamnese, para conhecer o histórico do paciente, e exame físico, para identificar o tipo e a causa. A partir daí seguimos com as orientações apropriadas para cada caso”, comenta o Dr. Evaristo.

Conheça a seguir três tipos de dor que podem afetar a coluna vertebral e saiba seus principais sintomas.

Lombalgia

É o nome que se dá para a dor nas costas localizada na região lombar. Está entre as causas mais comuns de problemas de saúde em todo mundo. Afeta jovens e adultos, com impactos significativos para os aspectos do bem-estar físico, psicológico, emocional e social do paciente, além de fatores econômicos.

"Seus principais sintomas são: dor local ou irradiada para membros inferiores. A cervicalgia pode irradiar para membros superiores, contrações e inflamação na região da lombar. Pode ser aguda: tem duração de até 3 meses, crônica mais de 3 meses. Pode ser intensa ou fraca, pode ser contínua ou esporádica, às vezes é em queimação, cólica ou sensação de aperto", explica o especialista

Cervicalgia

Dor no pescoço e ombro que pode variar de intensidade e que nem sempre está associada a uma doença. A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 37% da população brasileira terá lesões na coluna cervical, somente pela má postura no uso do aparelho celular, com a cabeça abaixada.

“O excesso de tempo nessa posição é prejudicial, pois exige um esforço maior da coluna para sustentar o peso da cabeça em inclinação. Quando está em posição reta, é exercido um peso de cerca de 5 quilos sobre a coluna. Com a inclinação, esse número aumenta em até 6 vezes”, explica o médico.

Seus principais sintomas são: dor ao movimentar a cabeça, tonturas, dor na nuca que pode se estender aos ombros e braços e formigamento no pescoço, no dorso e nos membros superiores. Podem surgir sintomas mais graves, como alteração de força nos braços e nas pernas, alteração de sensibilidade e equilíbrio, além de perda de coordenação motora.

Deformidade

A escoliose é uma doença que afeta a coluna vertebral e mexe com o seu alinhamento natural: provoca um desvio que pode ou não acompanhar uma rotação tridimensional da coluna. Dessa forma, “o paciente afetado convive com o desnivelamento do tronco, mais perceptível nos ombros e cintura. Em casos de rotação da coluna, essa deformidade também é notada na irregularidade das mamas e caixa torácica”, explica o ortopedista Dr. André Evaristo, especialista em coluna no Hospital Sírio-Libanês.

A escoliose pode ser dividida em: idiopática, quando se desconhece a causa específica; congênita, que acompanha a pessoa desde antes do seu nascimento; de ordem neuromuscular, decorrente de doenças como a paralisia cerebral e as distrofias; traumática, por sequela de fratura ou de lesão medular por trauma e finalmente, a degenerativa, pela degeneração assimétrica da coluna com o envelhecimento, que aparece em uma parcela da população idosa; outros tipos de escoliose também existem, mas são mais raros.

"No atendimento em consultório, a esmagadora maioria dos casos são decorrentes de: escoliose idiopática do adolescente e escoliose degenerativa do idoso. Muitas vezes não é possível prever a evolução da deformidade, mas vários critérios clínicos e radiológicos, além de padrões estatísticos específicos de cada curva, indicam de maneira relativamente precisa as características de progressão de cada doença, permitindo que as medidas necessárias sejam adotadas, em especial quando o diagnóstico, o acompanhamento e o início de tratamento se dão de maneira precoce", finaliza o Dr. André Evaristo.

Seus principais sintomas são: deformidade física, espasmos, inclinação para um dos lados prejudicando a movimentação e desconforto muscular.

Em caso de dores nas costas, com ou sem outros sintomas associados, é fundamental uma investigação médica. O diagnóstico precoce pode abrir possibilidades na hora do tratamento. Cuide-se!

Dr. André Evaristo Marcondes – Ortopedista Especializado em Coluna – Mestre em Saúde Pública pela University of Limerick (Irlanda), possui especialização em Cirurgia de Coluna, em Ortopedia e Traumatologia, e graduação em Medicina pela Universidade de Marília. Preceptor do Grupo de Coluna do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina do ABC. É membro da North American Spine Society (NASS), Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital do Servidor Público Municipal (SP) e, atualmente, atende no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês, AACD e Neuro Ortho Spine Center (N.O.S.).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo