Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

No verão, cuidados básicos evitam a micose

A combinação de calor, piscina, areia, praia e o aumento da transpiração formam o cenário perfeito para o aparecimento das micoses. De acordo com o dermatologista Antonio Lui, do Hospital Santa Casa de Mauá, além desses fatores, permanecer com roupas de banho molhadas por longo tempo também favorecem a proliferação de fungos e micro-organismos. As pessoas com imunidade baixa têm ainda maior disposição para contrair o problema e qualquer bactéria pode invadir alguns órgãos e provocar complicações.

O tipo de micose mais frequente no verão é a frieira, que atinge a pele entre os dedos, principalmente, os dos pés; a patologia também pode acometer as unhas e causar alteração de cor e deformidades; a pitiríase versicolor, compromete a pele do tronco com manchas brancas, róseas ou pardas. Nesse caso, o paciente só percebe sua presença quando se expõe ao sol e essas áreas não bronzeiam devido aos fungos. Existem também as micoses profundas, mais graves, cujos fungos se instalam em órgãos internos do corpo.

Alguns hábitos ajudam a evitar o problema como secar bem as dobras do corpo ao sair do banho, especialmente virilha, axilas e os espaços entre os dedos das mãos e dos pés; evitar roupas úmidas em contato com a pele por muito tempo; usar chinelos em saunas, academias, vestiários e chuveiros públicos; não compartilhar objetos pessoais como toalhas, sapatos, meias e chinelos; evitar uso de sapatos fechados por muito tempo e o uso do mesmo sapato por dias seguidos; levar seu material à manicure quando houver dúvidas quanto à esterilização; na praia, colocar uma toalha na areia antes de se sentar; tomar banho logo depois dos exercícios físicos e não usar roupas muito quentes e justas e de tecidos sintéticos, que absorvem o calor.

O diagnóstico costuma ser feito pelos sintomas, pois manchas vermelhas, coceira e descamação podem ser um sinal da doença. Mas em alguns casos poderá ser solicitado um exame micológico direto e cultura para fungos. O tratamento não é complexo, mas precisa ser seguido à risca já que a infecção é muito resistente e não deve ser descontinuado antes do prazo recomendado pelo médico dermatologista.

“Quando a micose não é tratada corretamente pode trazer graves riscos à saúde. É comum que as lesões melhorem antes do término do tratamento, mas é fundamental não interromper os cuidados”, orienta o dermatologista Antonio Lui.

O Hospital Santa Casa de Mauá foi fundado há 55 anos e está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo