Brasil,

Osteoartrite: ortopedista faz recomendações para controlar a dor e ter melhor qualidade de vida

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Carolina Amorim
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Osteoartrite: ortopedista faz recomendações para controlar a dor e ter melhor qualidade de vida

Também conhecida como artrose, a doença é mais prevalente em idosos e atinge cerca de 12 milhões de brasileiros.

A osteoartrite (ou artrose) é o tipo mais comum de dor e inflamação nas articulações e causa o desgaste da cartilagem que cobre as extremidades dos ossos e atua como uma almofada. Se muita cartilagem se desgastar, o osso esfrega contra o osso, causando lesões principalmente nos joelhos, quadris, ombros, mãos e coluna. As alterações articulares na osteoartrite causam dor, rigidez e problemas de movimento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, que levantou dados da previdência social no Brasil, a enfermidade é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho; é a segunda doença entre as que justificam o auxílio-inicial, com 7,5% do total; é a segunda também em relação ao auxílio-doença (em prorrogação) com 10,5% e é a quarta a determinar aposentadoria (6,2%).

Entre os fatores de risco para a osteoartrite, a ortopedista do Complexo Hospitalar Santa Genoveva Cinthia Monteiro Mendes lista a idade avançada, obesidade, lesões prévias de traumas anteriores, pessoas do sexo feminino, deformidades ósseas e a presença de outras doenças como gota, diabetes mellitus, por exemplo.

Prevenção

A médica lembra que a osteoartrite pode ser prevenida por meio do controle de peso, uma vez que quem tem uma predisposição a ter a doença, precisa evitar sobrepeso. “É importante fazer exercícios de fortalecimento da musculatura, pois quanto mais músculos a pessoa tiver, menor será a sobrecarga óssea e articular”, explica. Também é necessário evitar níveis elevados de açúcar no sangue para o controle do diabetes.

Para quem já desenvolveu a doença, é necessário realizar acompanhamento médico periódico com ortopedista para a definição do melhor tratamento. Em casos mais avançados, a única forma de correção é por meio de intervenção cirúrgica e prótese articular. A Dra. Cinthia dá algumas sugestões de mudanças de hábitos comportamentais, como exercícios, fisioterapia, pilates, hidroginástica e dietas que podem adiar o desenvolvimento e a progressão da doença.

Vale lembrar que a osteoartrite / artrose não deve ser confundida com a artrite. “Apesar das duas afetarem as articulações, elas se diferem em muitos sentidos. A artrite pode ser causada por diversas doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, gota, assim como também pode ser consequência da artrose, ou seja, alguém que tem desgaste nas articulações também pode desenvolver uma inflamação. Outra diferenciação é que a artrite atinge principalmente dedos, punhos, pés e tornozelos, já a artrose é mais ligada ao envelhecimento e acomete articulações que suportam mais peso, como quadril, joelhos e a coluna”, explica a médica.

Dicas de cuidados para pacientes com artrose

* Evitar sobrepeso e obesidade - peso extra coloca estresse nas articulações e pode machucar quadris, joelhos, tornozelos e pés. A gordura extra provoca alterações na cartilagem.

* Realizar atividade física principalmente que envolva fortalecimento muscular – quanto mais músculos, menos sobrecarga nas articulações. Pense em mudar os exercícios e atividades a cada dia para usar diferentes partes do corpo evitando o estresse nas mesmas articulações todos os dias.

* Tratar doenças de base que possa ter (diabetes, gota etc.) – importante manter a saúde geral sob vigilância.

* Ter cuidado com traumas e lesões – atenção a quedas, pancadas, evitar carregar peso.

* Seguir as recomendações médicas e fazer acompanhamento com ortopedista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar