Brasil,

Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugura Centro Internacional de Pesquisa na Unidade Vergueiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jheniffer Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Nova unidade faz parte da estratégia de expansão em pesquisa da Instituição

Ao completar dois anos de atividades relacionadas à pesquisa científica, o Centro Internacional de Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz amplia seus horizontes com a participação da Unidade Vergueiro. Liderado pelo cardiologista e pesquisador Dr. Álvaro Avezum, um dos especialistas mais renomados na área, a iniciativa faz parte do plano estratégico do pilar de Educação, Pesquisa, Inovação e Saúde Digital, e tem como propósito fomentar pesquisas de relevância para a saúde da população brasileira e mundial, incluindo estudos mecanísticos, epidemiológicos, clínicos, e de implementação do conhecimento, além de avaliação de tecnologias em saúde, análises econômicas em saúde, e revisões sistemáticas, algumas em parceria com o Ministério da Saúde.

A equipe da nova unidade está composta por equipe mutiprofissional, entre médicos, coordenadores e analistas de pesquisa, enfermeiros e assistentes regulatórios, o que demonstra a característica multiprofissional do Centro. “Nosso objetivo é estimular a produção científica de relevância, incluindo a evidência do mundo real, e em diferentes áreas do diagnóstico, da prevenção e dos tratamentos, aumentando a visibilidade nacional e internacional do Hospital”, conta o Dr. Victor Sato, coordenador médico do Centro na Unidade Vergueiro. Segundo o especialista, a ideia é fomentar pesquisas nas diversas áreas de relevância, incluindo as diversas especialidades médicas com atividade assistencial, ou seja, ponto essencial que promove interligação entre as duas atividades, além de organizar cursos de aperfeiçoamento do tipo “hands-on” para diferentes profissionais, e pesquisas com maior aplicabilidade em saúde populacional.

Além dos estudos ambulatoriais com os pacientes que passam pelo Pronto Atendimento, o Centro tem como objetivo ampliar parcerias com hospitais públicos, como por exemplo, Hospital Brigadeiro, ICESP, e Hospital M’Boi Mirim. “Tornar a unidade uma referência em pesquisa é uma das nossas metas para promover a implementação do conhecimento gerado na prática clínica”, explica Dr. Sato.

Impacto populacional

Geração de conhecimento por meio de projetos de pesquisa é fundamental para dar respaldo à prática assistencial de excelência. Esse tem sido o foco do trabalho realizado pelo Centro Internacional de Pesquisa do Hospital durante os dois últimos anos. Inaugurado em 2019, o Centro conta com equipe multiprofissional treinada, incluindo médicos, coordenadores de pesquisa, assistentes de pesquisa, estatísticos, TI, pesquisadores especializados em Avaliação de Tecnologias em Saúde; epidemiologistas; enfermeiras assistentes; biólogos, farmacêuticos, além de médicos pesquisadores clínicos.

Atualmente, integra uma rede com mais de 100 instituições da área de saúde e possui 105 pesquisas em andamento, sendo 14 delas sobre COVID-19. “Desde a abertura do Centro, foram cerca de quatro mil atendimentos e produzimos cerca de 170 publicações em revistas científicas nacionais e internacionais com elevado fator de impacto, com a participação de mais de 10 mil pacientes. Mais do que coordenar e conduzir pesquisas de modo eficiente, trabalhamos junto ao corpo clínico para facilitar e estimular a produção contínua de conhecimento científico válido, relevante e aplicável, portanto, com impacto na saúde populacional”, afirma o Dr. Gustavo Oliveira, gerente médico do Centro Internacional de Pesquisa.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com 124 anos de atuação, é referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Aparelho Digestivo. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4,5 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos seis hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar