Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cuidado: odontofobia pode trazer sérios problemas a sua saúde bucal

Ouvir o barulho do motorzinho, deitar na maca do consultório, olhar pra cima e abrir a boca são coisas que causam fobia em algumas pessoas, por isso elas preferem não ir ao dentista. O medo de encontrar com esses profissionais é denominado odontofobia e, segundo os especialistas, é muito prejudicial à saúde bucal.

Muitas das vezes a resistência em ir ao consultório odontológico está associada a algum trauma de infância, dado isso o paciente prefere evitar o atendimento e o contato com instrumentos que às vezes chegam a assustar, como as seringas e alicates. Em alguns casos, quando o pânico acontece durante o procedimento, podem ocorrer desmaios, alteração na respiração e nos batimentos cardíacos.

Nessas situações, o dentista precisa ter muita expertise para tranquilizar o paciente e ajudá-lo a permanecer no atendimento. “A odontofobia precisa ser trabalhada com os pacientes, já que é um dos principais fatores da falta do acompanhamento odontológico. Superar um trauma não é fácil, por isso o dentista precisa saber conduzir o atendimento para que a consulta fique mais leve e não cause pânico em quem está sendo atendido”, explica o cirurgião-dentista Dr. André Luiz Pataro – doutor (PhD), mestre e graduado pela UFMG.

A ida ao dentista vai muito além da questão estética e deve se tornar parte da rotina dos cidadãos, uma vez que se for feito um acompanhamento o paciente tem grandes chances de evitar problemas bucais, como cáries, perdas de dente, gengivite, dentre outros.

“Os profissionais odontológicos estão capacitados para cuidar dos pacientes com um atendimento agradável, por isso é muito importante enfatizar para as pessoas desde a infância que é possível ir ao dentista e não sentir dor. Assim, será evitado que muitos cresçam com odontofobia e o principal, todos cuidarão da saúde bucal corretamente”, finaliza o Dr. André Pataro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo