Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Teleconsulta: modalidade segue em alta entre população mais velha

Segundo dados da instituição, esse grupo responde por quase 20% dos teleatendimentos realizados com médicos

A tecnologia vem expandindo cada vez mais as oportunidades no setor da saúde, facilitando o acesso das pessoas a uma experiência acessível e segura a grandes centros de saúde. Um exemplo disso é a telemedicina, opção que se tornou essencial durante o período de pandemia da Covid-19 devido ao distanciamento social, que muitos aderiram para manter suas consultas e orientações médicas em dia, mas com a praticidade de fazê-lo à distância.

Ao completar dois anos de pandemia e com o retorno das atividades no país graças ao avanço da vacinação, dados da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, hub de saúde de excelência no país, mostram que o número de consultas por telemedicina permanece constante, com 6.500 atendimentos feitos com especialistas desde janeiro de 2021. Além disso, cerca de 18% das teleconsultas com especialistas na BP e 16% do pronto atendimento digital foram feitas por pessoas de 45 a 75 anos no período de janeiro a agosto de 2021. Clínica geral, cardiologia e geriatria são três das especialidades mais procuradas por esse grupo.

“A aceitação do público permanece ótima ao serviço. É animador que os pacientes mais velhos estão utilizando o teleatendimento de maneira constante”, diz Felipe Reis, gerente executivo de Inovação, Tecnologia e Soluções Médicas da BP.

Desde o início da pandemia, a telemedicina foi incorporada à vida das pessoas e é comum o seu uso entre todos os públicos. Com o objetivo de facilitar a locomoção e a gestão do tempo, o atendimento do paciente não possui barreira de localização, já que pessoas de todos os lugares podem realizar seu acompanhamento remotamente. É o caso do trabalhador rural aposentado Sebastião Egídio, de 87 anos, morador da cidade de Santana do Manhuaçu, MG, que hoje faz seu acompanhamento com um cardiologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Com o falecimento do médico que acompanhou seu caso de cardiopatia há anos em sua cidade, Sebastião e sua família tiveram que procurar por outros especialistas e optaram por um grande centro com expertise em cardiologia. Com seu caso já bem detalhado e monitorado, a teleconsulta da BP pareceu uma boa opção; o acompanhamento agradou ao paciente, que é atendido pelo cardiologista Fernando Ribas, remotamente, mas em eventual necessidade de avaliação presencial, possui um médico em seu município que conversa com o profissional da BP.

Cuidado com a experiência

A comodidade para esclarecer dúvidas, ter direcionamento prévio, além de realizar um acompanhamento médico à distância torna mais fácil e seguro cuidar da saúde sem necessária a locomoção do paciente. Pessoas com mais de 60 anos estão inclusos no grupo de risco de contágio do coronavírus, o que faz com que este público fique alerta sobre os cuidados para prevenir a transmissão do vírus, mas também para seguir seus tratamentos e acompanhamentos de maneira segura.

“Vivemos a era da mobilidade. Não é mais necessário se locomover por grandes distâncias para solucionar um problema ou sanar uma dúvida. Na BP, investimos no que há de mais inovador com foco na experiência e confiança do paciente. A junção de saúde e tecnologia tem grande importância no cuidado com a saúde e nos avanços que o setor está vivenciando”, disse Reis.

Mais de 1.600 consultas com especialistas foram realizadas em um aparelho celular e 974 do computador dos pacientes de 45 a 75 anos durante o período de janeiro a outubro de 2021. “Nos organizamos para ter uma plataforma intuitiva, prática e sobretudo, segura. Treinamos todos os médicos e tivemos o cuidado em criar uma ótima experiência para profissionais e pacientes”, afirma o gerente.

As mulheres representam 67% do público geral que agendam e realizam consultas com especialistas à distância, sendo Clínica Adultos e Ginecologia as especialidades mais procuradas pelas pacientes de 45 a 75 anos. São mais de 20 especialidades disponíveis para o agendamento online e teleatendimento para pessoas de todas as faixas etárias.

O que está por vir?

Implantados em 2020, a telemedicina, o check-in antecipado e o drive-thru de exames da BP Medicina Diagnóstica permanecem em funcionamento com adesão pelos pacientes de todas as faixas etárias, especialmente os mais velhos. Mas além das inovações estabelecidas, o que mais pode ser acrescentado para a praticidade no cuidado com a saúde?

Segundo Felipe Reis, a instituição continuará investindo para o crescimento do atendimento inovador na BP. “Estamos começando com as teleinterconsultas, onde os hospitais conveniados terão equipes de especialistas da BP participando ativamente do atendimento dos casos mais complexos, raros ou que requeiram nossa expertise, como se fizéssemos parte da equipe daquele hospital. Por meio de uma plataforma digital, podemos trocar informações e sugerir condutas gratuitamente, com o objetivo de economizar tempo e salvar mais vidas". E ainda completa: “Também estamos trabalhando trazendo pacotes de Pronto Atendimento Digital, nos quais o paciente pode, de maneira híbrida, realizar apenas o necessário presencialmente e seguir com seu acompanhamento à distância”.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Reconhecida pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Saúde e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), realizando projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e de assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o País. São mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em 3 endereços na cidade de São Paulo, nos bairros de Bela Vista (2 unidades) e Jardim América.

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 4 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São elas: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo