Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Janeiro Branco: alerta sobre questões da saúde mental e emocional


Um ano novo representa renovação! Com esse intuito, Janeiro é o mês dedicado à conscientização para os cuidados com a saúde mental para estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também precisa de cuidados especiais. Após a pandemia, as condições de vida das pessoas produziram uma ampliação nesse cuidado, os dados da pesquisa do Instituto Ipsos, pedida pelo Fórum Econômico Mundial, demonstram que 53% dos brasileiros comentaram e reconheceram que sua condição mental se tornou mais desequilibrada no ano de 2020.

A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Daniele Kobayashi, apresenta uma reflexão sobre o tema e benefícios do cuidado “Porque o bem-estar emocional e mental é uma das condições para manter e garantir a qualidade de vida tanto cognitiva quanto emocional, incluindo as escolhas e as possibilidades de conduzir sentimentos e emoções de forma equilibrada e também o reconhecimento de limites e possibilidades”.

A campanha alerta para a importância de começar esse novo ciclo de forma mais saudável e tranquila. Cuidar das emoções deve ser o primeiro objetivo para o ano que se inicia, já que todas as outras conquistas dependem dessa estabilidade, que é a chave para alcançar uma vida plena e cheia de realizações.

“Portanto, o bem-estar social é essencial para garantir o equilíbrio e a manutenção da qualidade de vida das pessoas. O equilíbrio emocional contribui também para a construção de estratégias emocionais, para a resolução de problemas e para um convívio social mais saudável. Além disso, a saúde mental e emocional pode colaborar para a melhoria da interação individual e coletiva” reforça Daniele.

“Quando estamos em situação de desequilíbrio emocional teremos dificuldades na realização de nosso projeto de vida e teremos como impacto na esfera pessoal e profissional. Portanto, o desequilíbrio afeta a forma como sentimos, percebemos o mundo ao nosso redor e contribui para o aparecimento de Transtornos”, assim Daniele destaca os principais impactos:

Apresentar mudanças e alterações de humor, que poderão trazer prejuízo nos relacionamentos;
Perceber a mente confusa e/ou ter e esquecimentos de tarefas rotineiras;
Sentir a sensação de medo, angústia em grande amplitude, sem conseguir controle;
Sentir que não tem energia e condições para dar continuidade às atividades de vida diária;
Sentir que não tem esperanças positivas para o futuro;
Sentir dores no corpo, perder o apetite ou comer sem controle para compensar as frustrações do cotidiano;
Beber e/ou fumar de forma exagerada, ou fazer uso de substâncias como tentativa de buscar saídas que na verdade são destrutivas para as pessoas.

Sendo assim, confira as dicas da especialista para cuidar da sua saúde mental e emocional e ter um ano de 2022 positivo:

Praticar atividades que contribuam para a integração mente e corpo como a meditação
Buscar manter o Autocuidado e preservar a saúde.
Realizar atividades físicas,
Aprender novas habilidades, como aprender a tocar um instrumento ou outra atividade artística.
Manter o equilíbrio na organização da rotina entre as responsabilidades do cotidiano e atividades de lazer.
Reservar um momento para realizar atividades de interação com as pessoas e também realizar algo que gosta: assistir um bom filme, uma caminhada, passeio em família, a leitura de um livro, entre outros,
Procurar alimentar-se de forma saudável, lembrando que momentos de refeição não podem ser usados como forma de compensação das frustrações.
Buscar ajuda profissional quando não se sentir bem

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo