Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Volta às aulas: conheça 5 passos para preparar uma lancheira saudável

Volta às aulas: conheça 5 passos para preparar uma lancheira saudável

Especialista dá dicas para facilitar a alimentação dos pequenos na escola

A volta às aulas está próxima e pais e responsáveis já começam a se planejar para a retomada da rotina escolar das crianças. É chegada a hora também de preparar diariamente uma lancheira que atenda as exigências de paladar dos pequenos, o que nem sempre é uma tarefa fácil. A dificuldade aumenta ainda mais quando nesta equação entra a preocupação em manter hábitos saudáveis fora de casa, uma vez que o sobrepeso e a obesidade infantil se tornaram realidade em muitas casas brasileiras.

O último senso do Ministério da Saúde, de 2019, levantou que 6,4 milhões de crianças brasileiras entre 3 e 12 anos estavam com sobrepeso e cerca de 3,1 milhões delas já apresentavam quadro de obesidade. Além disso, a estimativa é de que este cenário tenha piorado desde então por conta da pandemia.

Pensando em facilitar a rotina dos pais e responsáveis, a enfermeira esteta Mariane de Chiara, diretora da Clínica Chiquetá e idealizadora do projeto Esbeltinho, que ajuda famílias na gestão dos hábitos alimentares de crianças e adolescentes, separou algumas dicas do que levar em consideração na hora de preparar diariamente a lancheira dos pequenos. “O primeiro passo é certificar-se de incluir na lancheira um item de cada grupo alimentar: uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo), uma fruta ou legume in natura, um carboidrato (pães ou cereais) para fornecer energia e uma bebida para hidratar”, sugere.

Além disso, a especialista elencou 5 passos para quem deseja equilibrar o recheio da lancheira:

- Substitua alimentos industrializados por alimentos integrais e com menos teor de sal e açúcar.
- No lugar dos sucos de néctar de fruta opte por um iogurte com geleia.
- Prefira cookies integrais à bolacha recheada.
- Para sucos naturais escolha frutas com maior tempo de oxidação como manga, abacaxi, goiaba, maracujá e acerola.
- Para bebidas industrializadas, dê preferência para chás, sucos sem açúcar ou conservantes, água de coco ou água.

“Ensinar hábitos saudáveis ainda na infância promove resultados significativos na saúde e qualidade de vida. Por isso, é necessário ajudar as crianças em suas escolhas para seu pleno desenvolvimento”, finaliza.

Sobre o projeto: o Esbeltinho é um programa de gestão de hábitos que conta com uma equipe multidisciplinar (nutricionista, coach, educador físico e pedagogo) atuando sob a supervisão pedagógica de maneira lúdica e divertida, desenvolvendo na criança a segurança nas escolhas alimentares.

Sobre a especialista: Mariane De Chiara é formada em enfermagem, com experiência no setor público de saúde. Com especialidade voltada a Estética fundou a Clínica Chiquetá em 2012, no ABC Paulista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo