Núcleo de Pesquisa Clínica São Camilo destaca principais contribuições científicas de 2021
Ao finalizar primeiro ano em novas instalações, setor celebra resultados com estudos publicados nos mais renomados periódicos científicos do mundo
Considerado um dos principais centros de estudos da área oncológica do Brasil, o Núcleo de Pesquisa Clínica e Ensino da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo fechou o seu primeiro ano em novas instalações, celebrando importantes contribuições científicas.
O incentivo às atividades acadêmico-científicas está entre os pilares do plano estratégico da Rede São Camilo SP. Com o novo espaço exclusivo inaugurado em junho na Vila Mariana, em São Paulo, o Núcleo passou a contar com uma área de mais de 4 mil m² e uma equipe completa multiprofissional totalmente dedicada às pesquisas, investimento que possibilitou a ampliação do seu alcance.
“Investir em pesquisa clínica é fundamental para a evolução da medicina, pois viabiliza a descoberta de novas técnicas diagnósticas e procedimentos que ampliam a qualidade de vida da população, trazendo perspectivas de tratamentos menos invasivos e mais eficazes para doenças graves e crônicas”, destaca Dr. André Lopes, coordenador de pesquisa em ginecologia oncológica do Núcleo.
Para ele, que atua em pesquisa clínica desde 2016 e participou de vários estudos da área, a nova estrutura contribuiu para que o ano de 2021 fosse marcado por importantes conquistas.
“Foi um ano muito produtivo. Na área da ginecologia, por exemplo, estudos como o ConCerv, Proper e CIRCOL estão entre os principais destaques do ano, tendo sido publicados nas mais renomadas revistas científicas do mundo”, comemora o especialista.
Estudo ConCerv
O ConCerv avaliou a possibilidade de realizar uma cirurgia menos radical para câncer de colo uterino inicial, com preservação do útero em pacientes que ainda desejassem filhos, e foi comparado com a histerectomia simples, ambas as opções acompanhadas de pesquisa de acometimento dos linfonodos pela neoplasia.
“Este estudo, pioneiro no mundo, teve como proposta realizar uma cirurgia menos invasiva, reduzindo os riscos de infertilidade, disfunção urinária, sexual e outras complicações próprias da cirurgia”, afirma o pesquisador.
O trabalho envolveu a cooperação de 14 centros no mundo, entre eles o São Camilo Oncologia e o M. D. Anderson Cancer Center, no Texas, um dos maiores centros de câncer dos EUA. O resultado foi publicado em um dos mais importantes periódicos científicos da área, o International Journal of Gynecological Cancer (acesse aqui o estudo completo).
Proper
O objetivo deste estudo em andamento é avaliar o impacto de um programa de pré-habilitação cirúrgica na melhora da capacidade funcional da paciente, além de trazer benefícios no pós-operatório, como a redução do tempo de internação hospitalar, menos complicações e melhora na qualidade de vida.
A pesquisa incluirá 194 pacientes divididas em dois grupos. Todas as participantes passarão pelos cuidados do protocolo Enhanced Recovery After Surgery (ERAS), um conjunto de práticas que visa a otimização pós-operatória, reduzindo o tempo de internação e acelerando a recuperação.
O protocolo do estudo foi publicado no International Journal of Gynecological Cancer e está aberto para recrutamento (conteúdo completo aqui).
CIRCOL
O CIRCOL (Grupo de Estudos para Câncer de Colo Uterino) é formado por 5 centros brasileiros especializados no tratamento de câncer, incluindo o São Camilo Oncologia.
Entre diversas pesquisas realizadas nos últimos anos, o grupo conduziu um estudo com o objetivo de comparar o uso da cirurgia aberta e da via minimamente invasiva (laparoscopia ou robótica) no tratamento do câncer de colo uterino.
“O artigo foi motivado pelo estudo LACC, que evidenciou uma melhor sobrevida para as pacientes submetidas à cirurgia via aberta e a necessidade de olharmos para nossos próprios dados”, ressalta o pesquisador. Este estudo foi publicado na revista científica Annals of Surgical Oncology (conteúdo completo aqui).
“Atuar na pesquisa é olhar para o futuro, apostando na ciência para o desenvolvimento de métodos mais efetivos. Com a ampliação da nossa capacidade, sentimos que podemos ser ainda mais relevantes à comunidade nos próximos anos”, finaliza Dr. André.
As equipes do Núcleo de Pesquisa do São Camilo atuam na condução de aproximadamente 80 estudos clínicos, sendo mais de 20 deles de iniciativa do investigador e os demais patrocinados pela indústria farmacêutica e com publicações em revistas científicas renomadas.
Antes localizado na Mooca, com uma estrutura menor, o departamento já contribuía muito para os avanços da área oncológica, sendo considerado Top Recruitment na maioria dos estudos que conduziu, ou seja, um dos maiores recrutadores de pacientes para o avanço da medicina.
Com esse crescimento, o ano de 2022 será marcado pelo avanço na área oncológica e pela ampliação para estudos em diversas outras áreas terapêuticas. Assim, o departamento se firmará como o maior Núcleo de Pesquisa Clínica e Ensino, podendo auxiliar o avanço da ciência, a oferta de tratamentos inovadores aos pacientes e a melhoria e atualização científica de toda a assistência da Rede São Camilo.
Como participar de um estudo clínico?
Para fazer parte de uma pesquisa, não é necessário ser paciente da instituição, basta que se enquadre nos critérios estabelecidos pelos estudos conduzidos no Núcleo de Pesquisa Clínica do São Camilo Oncologia.
Os interessados devem encaminhar o relatório médico e os exames que comprovam seu diagnóstico para o e-mail . Caso o paciente esteja apto a receber o tratamento com segurança, a equipe de recrutamento entrará em contato, agendando uma consulta, onde será feita a orientação e o encaminhamento para o estudo clínico proposto.
Vale frisar que, durante todo o estudo, o paciente receberá acompanhamento assíduo, sempre alinhado ao tratamento padrão, não oferecendo, portanto, quaisquer prejuízos à sua saúde.
Sobre a Rede de Hospitais São Camilo
Especializada na assistência em saúde baseada em valor, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 6 unidades, que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. São 3 unidades de hospital geral, 1 especializada em oncologia e 2 em reabilitação e cuidados paliativos. A Rede conta também com um Núcleo de Pesquisa Clínica que é referência no país, sendo considerado Top Recruitment - o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.
Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela Sociedade Beneficente São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros.
No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário