Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Artrose e o novo tratamento com embolização: saiba quando pode ser útil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Baruffaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Freepik Freepik

O reumatologista Dr. Murillo Dório fala sobre o tratamento experimental com grande potencial de melhora da dor da artrose, doença frequente que representa até 30 a 40% das consultas reumatológicas

A artrose ou osteoartrite é a mais frequente entre o conjunto de doenças sob a designação de reumatismo e, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é responsável por cerca de 30 a 40% das consultas com reumatologistas. É caracterizada por perda da cartilagem e a decorrente inflamação e desgaste de todas as estruturas que revestem a articulação, incluindo os ossos que a compõem. É um grande problema de saúde pública, sendo responsável por 7,5% das causas de afastamento do trabalho, a segunda doença entre as que justificam o auxílio-doença e a quarta para aposentadoria.

O tratamento da artrose pode ser realizado com exercícios, medicamentos e, para casos mais graves, a cirurgia com a troca da articulação por uma prótese (nos joelhos ou quadris). Devido à falta de sucesso frequente dos tratamentos existentes, um tratamento alternativo com bons resultados em estudos iniciais pode ser utilizado: a embolização de artérias, os vasos sanguíneos que irrigam as articulações.

Segundo o Dr. Murillo Dório, especialista da Cobra Reumatologia, a embolização é um procedimento minimamente invasivo que pode ser útil para tratar as dores da artrose nos joelhos e quadris. Veja como funciona, as indicações e os possíveis efeitos adversos desse tratamento:

- Feita por meio de uma punção na artéria da virilha, a embolização consiste na injeção de microesferas que obstruem as artérias da articulação e bloqueiam a chegada de sangue no tecido inflamado, proporcionando melhora na dor e na limitação funcional do paciente.

- O procedimento dura em torno de 1 hora, é feito com sedação leve e o paciente volta para casa no mesmo dia.

- A embolização é sugerida para pacientes que não respondem bem ao tratamento com exercícios, analgésicos, infiltrações com corticoide ou que não queiram ou tenham contraindicação para a cirurgia da prótese.

- Contraindicações: insuficiência renal, alergia a contraste iodado, infecções em tratamento, ou aterosclerose (placa de gordura) importante das artérias das pernas. O procedimento pode não ter o efeito esperado em pacientes com dor apenas leve intermitente ou com artrose grave com indicação cirúrgica.

- Efeitos adversos: são incomuns e o procedimento é seguro. Pode ocorrer dor ou sangramento local leves e, raramente, infecção da pele ou articulação, ou alguma trombose pequena da artéria embolizada.

Embora mais frequente em mulheres, a artrose pode afetar os homens também, como o caso do ator Robbie Coltrane, que interpretou o personagem Rúbeo Hagrid, na sequência Harry Potter. Se você tem mais de 50 anos e sofre com dores crônicas nos joelhos ou quadris, procure um especialista para avaliação e orientação do tratamento mais apropriado para o seu caso.

Dr. Murillo Dório é reumatologista com Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP e integra a equipe da Cobra Reumatologia nos Hospitais Santa Paula e Nove de Julho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar