Brasil,

Cientista explica a relação entre alterações do sono e aumento da queda capilar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiano de Abreu
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Créditos MF Press Global Créditos MF Press Global

Jackeline Alecrim, cientista expert em queda capilar e distúrbios do couro cabeludo, explica como alterações no sono interferem na saúde do cabelo

Dormir bem é também uma das atividades mais importantes para a manutenção da saúde corporal, inclusive dos fios. Durante o sono há a restauração do organismo em diversos aspectos fisiológicos e metabólicos. Por isso, é necessário ter atenção à qualidade do sono, para manter o bom funcionamento de sistemas que controlam o ciclo capilar, que é complexo e demanda uma grande quantidade de energia para manter o equilíbrio de reposição de fios e crescimento capilar.

Jackeline Alecrim, cientista expert em queda capilar e distúrbios do couro cabeludo, explica que existem alterações decorrentes de fatores como estresse, alimentação, exposição à luz branca e até mesmo mudanças de fuso horário ou irregularidade de uma rotina de sono adequada que podem afetar a saúde dos cabelos. “Existe uma relação já comprovada entre a saúde dos fios e o sono. Viagens, por exemplo, podem alterar o ciclo do sono. Desse modo, o cabelo também acaba sofrendo alterações”, explica a cientista.

Um outro ponto a ser considerado é que uma baixa qualidade de sono afeta além da imunidade e da secreção hormonal, o estado físico dos indivíduos. “O estresse além de poder causar a queda dos fios, pode ainda, acelerar a perda definitiva do cabelo, através de alterações progressivas causadas nos folículos pilosos ao longo do tempo. Então, se uma pessoa está em uma viagem e o fuso-horário mudou drasticamente, ou ela não está dormindo bem por outra razão, é possível que o nível de estresse aumente, afetando a produção da melatonina, que também tem relação com a saúde capilar”, pontua Jackeline Alecrim.

A melatonina é o hormônio responsável pelo ciclo sono-vigília e participa de diversos outros processos. É também responsável pelo efeito antioxidante, que pode evitar danos a diversas células. “Ou seja, uma baixa produção de melatonina, por quaisquer motivos, pode levar ao envelhecimento precoce, o que pode refletir inclusive no cabelo, em forma de aumento da queda capilar”, aponta a cientista.

Para evitar sofrer com queda capilar durante as viagens, ou em situações de estresse, Jackeline recomenda que é importante zelar por um bom padrão de sono. “O cuidado maior deve ser dado a manter bons hábitos antes de dormir, evitar distrações, não realizar refeições muito pesadas e evitar alimentos estimulantes ao menos quatro horas antes de dormir, como é o caso do café e do refrigerante. Também deve-se evitar exposição prolongada a telas e a luz branca, que comprometem o alcance de um sono profundo e restaurador. Meditação e terapias com óleos essenciais podem ser excelentes escolhas para alcançar uma noite relaxante e um padrão de sono adequado”, aconselha. Além disso, pode-se considerar a suplementação com melatonina oral para auxiliar no tratamento de jet-lags ou outros problemas.

Sobre Jackeline Alecrim

Jackeline Alecrim é pesquisadora e desenvolvedora de formulações científicas para queda capilar, distúrbios do couro cabeludo, alopecias e danos no fio; cientista e especialista em cosmetologia avançada; fundadora da empresa de cosméticos Magic Science Brasil, que é destaque nacional e internacional pela eficácia clínica de seus produtos. Jackeline também faz sucesso com dicas de saúde capilar nas redes sociais, contando com mais de 90 mil seguidores no instagram.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar