Brasil,

Medicina do futuro: teleatendimento oferece comodidade e praticidade e atrai cada vez mais pacientes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Eckstein
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisa aponta aumento de 47% nas consultas online com a pandemia

A bancária Cristina Casal de Xerez, de 46 anos, estava apenas dependendo de uma consulta médica para definir a realização de um procedimento quando o avanço da Covid-19 levou à suspensão das cirurgias eletivas. Com o exame na mão e o medo de se expor ao vírus, Cristina viu na consulta à distância a opção para tirar suas dúvidas com o urologista que a acompanha há 4 anos no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ), desde que descobriu e tratou um câncer. “Eu optei pelo teleatendimento por conta da pandemia. Além disso, a consulta remota me garante mais conforto e praticidade: eu moro na Ilha do Governador e é bem mais fácil interromper o trabalho para fazer uma consulta online do que pegar o carro, pegar a Linha Vermelha e atravessar 20 km até a Tijuca”, relata.

Cristina faz parte de um público que vem preferindo esse tipo de atendimento desde o início da pandemia da Covid-19. Em todo o mundo, as teleconsultas tiveram um aumento de 15% para 19% de 2019 até o início de 2020 e, em abril do ano passado, cresceram 28%, de acordo com dados da pesquisa Perspectivas Globais do Setor de Saúde 2021, da consultoria Delloitte. O levantamento aponta ainda que, dentre esses usuários, 80% manifestaram intenção de realizar outras consultas na modalidade virtual.

O comportamento de Cristina está de acordo com a tendência mundial. “Meus médicos de confiança, de diferentes especialidades são do HSVP. Já estou agendando uma nova consulta, desta vez, com a minha endocrinologista e não descarto marcar outras, conforme a necessidade”, adianta ela. Esse modelo de atendimento escolhido por Cristina facilitou o acesso de pacientes a seus médicos. No HSVP, por exemplo, foi registrado um aumento de mais de 300% de janeiro a junho deste ano, em comparação ao segundo semestre do ano anterior.

“O conforto e a praticidade são os principais benefícios de quem opta por esta modalidade de atendimento. Os clientes podem acessar de qualquer ponto da cidade, de outras cidades, até mesmo de outro país”, pontua Adriana Pinheiro, coordenadora do Centro Médico e das Unidades de Internação do hospital. Ela destaca que as teleconsultas podem ser usadas por pacientes que já são clientes, para tirar dúvidas, renovar receitas, solicitar exames ou apresentar resultados. No entanto, em alguns casos, o médico pode recomendar ao paciente que compareça a uma consulta presencial. “A ida do paciente a uma consulta tradicional deve ocorrer caso ele necessite de atendimento de emergência/urgência ou se for necessária a realização de um exame clínico”, esclarece Adriana.

A coordenadora explica que o médico que faz o atendimento à distância tem acesso ao prontuário do paciente, com todas as informações referentes a exames realizados e medicamentos prescritos em consultas anteriores. Novos pedidos de exames e prescrição de medicamentos são feitos a partir de um documento em PDF, assinado digitalmente pelo médico responsável, e que poderá ser salvo ou impresso pelo paciente. Atualmente, as consultas remotas estão sendo oferecidas nas seguintes especialidades: cardiologia, arritmia, clínica médica, endocrinologia, urologia, neurocirurgia, cirurgia plástica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, otorrinolaringologia, dermatologia e clínica da dor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar