Passaporte vacinal é importante ferramenta na contenção da Ômicron, afirma infectologista da USP
Para o médico e professor Álvaro Costa, medida é relevante e vacinação continua sendo fundamental para proteger as pessoas de casos graves da doença
Os aeroportos brasileiros iniciaram a exigência do comprovante de vacinação para passageiros que chegam de outros países, seguindo a decisão do Supremo Tribunal Federal. A checagem é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é um ação que pode ajudar na contenção da variante Ômicron, que se tornou dominante na África do Sul e tem se espalhado pelo mundo. Para o médico infectologista da USP e professor da pós-graduação médica da Sanar, Álvaro Costa, a medida é importante, principalmente neste momento, com a intensificação do número de pessoas viajando por conta das festas de fim de ano. “O controle das pessoas que entram através do passaporte vacinal e do exame de PCR são estratégias que podem sim ajudar na contenção dos casos”, explica. Ele destaca ainda que o desafio do controle das fronteiras aeroportuárias precisa ser feita com intensidade e é mais fundamental para se evitar medidas mais drásticas como a proibição da entrada das pessoas no país.
Até o momento ainda há muitas dúvidas sobre a nova variante. Segundo Álvaro, o que se tem é a suspeita de que a Ômicron tem uma transmissibilidade maior, mas que também pode não ser responsável por formas graves da doença, principalmente entre os vacinados. “É preciso continuar estudando a variante, mas as células de memória desenvolvidas com as vacinas não devem se perder totalmente. É provável que a gente não tenha uma perda total de imunidade, principalmente na proteção das formas graves da doença”, afirma o infectologista.
Neste sentido, a vacinação e as medidas de proteção continuam sendo as melhores formas de se proteger da Covid-19. “Com certeza quem está completamente vacinado tem mais chance de não desenvolver as formas graves da doença, e por isso os laboratórios já estudam a efetividade de doses continuadas para reforçar o nível de proteção”, analisa Costa.
Festas de final de ano e carnaval
Para o período do final de ano, é natural as pessoas se reunirem para confraternizar em família. Desta vez, com a vacinação, é possível fazer encontros com uma margem maior de segurança. Na visão do médico infectologista Álvaro Costa, promover uma reunião familiar, com as pessoas vacinadas e um certo controle do ambiente é diferente de uma festa de proporções maiores, como o carnaval. “Neste tipo de festa, as pessoas ficam aglomeradas por muitas horas. Historicamente é comum vermos surtos de doenças infecciosas após o carnaval, e por isso é importante pensar neste risco relacionado a proximidade contínua, mesmo em um ambiente aberto e ventilado, já que as pessoas não vão usar máscaras”, pondera.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário