Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saúde bucal na gravidez: quais os cuidados e impactos

Especialista explica a importância para a mamãe e para o bebê

Com a descoberta da gravidez, é hora de procurar um obstetra e começar a cuidar ainda mais da saúde, com atenção especial e fazer um bom pré-natal. E, além dos exames tradicionais e do acompanhamento médico, as gestantes devem incluir um detalhe, que não costuma ser lembrado: a saúde bucal. Por esse motivo, a incidência de gengivite entre mulheres grávidas pode chegar a 70%, segundo estudo. Ir ao dentista na gestação é importante para a saúde da mulher e a do bebê.

A cirurgiã-dentista, professora e coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Dra Cristiana Maria Bertozzo, recomenda que "durante o período de gestação, a mulher deve redobrar os cuidados com a saúde bucal. Estudos científicos indicam que, na fase gestacional, ocorrem alterações hormonais que irão alterar a resposta dos tecidos que envolvem os dentes por agentes que podem causar irritação. Diferentemente da microbiota oral que desencadeia lesões cariosas, a microbiota oral associada à doença periodontal tem seu aumento favorecido pelo aumento de estrogênio e progesterona".

A Dra Cristiana reforça que esse cuidado vai além da gestação e deve perdurar após o nascimento do bebê. Explica também que "se a gestante não possui uma saúde bucal adequada e não compreende o conceito de saúde, ela provavelmente terá dificuldades em fazer com que seu filho cresça com essa mesma preocupação. Uma das doenças bucais do bebê mais prevalentes é a cárie de peito ou de mamadeira, tendo como causa principal, a infecção da cavidade bucal das crianças por seus pais ou cuidadores, com bactérias que colonizam a boca. Esta contaminação se dá no ato da limpeza de chupeta ou durante a prova dos alimentos".

Sobre a periodicidade, a Cirurgiã-Dentista ressalta a importância de um acompanhamento regular e desde o início da gestação. Complementa que "é necessário que seja realizado o acompanhamento da gestante durante todo o período gestacional sendo, de principal importância, a identificação na primeira consulta, do risco biológico, odontológico e do autocuidado. A partir deste diagnóstico o Cirurgião-Dentista irá determinar a periodicidade em que essa paciente deverá frequentar sessões odontológicas".

A especialista também compartilha dicas para desvendar os mitos e verdades sobre o tema e para realizar o cuidado adequado:

1. Não há nenhuma restrição de alimentos às gestantes, a menos que seja orientada pelo Médico que a acompanha;

2. Realizar, após cada refeição, a escovação com a técnica correta e de forma completa dos dentes, ou seja, com o uso do fio dental e creme dental com flúor;

3. Reduzir o consumo de açúcar;

4. Manter a rotina de visitas ao Cirurgião-Dentista, conforme orientado por ele (a);

5. Procurar um especialista para fazer um pré-natal odontológico. Isso é importante, pois as orientações serão mais precisas, assim como a manutenção da saúde da mamãe e do bebê.

Quais os impactos o não cuidado com a saúde bucal na gravidez pode gerar?

- Hipossalivação (xerostomia): gengivite e enjoos podem dificultar a higiene bucal e, são algumas das alterações que podem aumentar a incidência de cárie e no desenvolvimento de doenças na gengiva. Isso acontece porque durante a gravidez as variações hormonais promovem uma dilatação dos tecidos gengivais, aumentando o risco de transtornos nesta região.

- Gengivite gravídica: problema bucal muito comum entre as grávidas. É causada pelo aumento do hormônio progesterona, que pode contribuir com a elevação do fluxo sanguíneo nos tecidos gengivais, tornando-os sensíveis e com maior predisposição ao inchaço durante a escovação e o uso do fio dental. Isso facilita o crescimento de algumas bactérias que causam a gengivite. Pode ocorrer a qualquer momento entre o segundo e o oitavo mês de gestação, mas geralmente é mais grave durante o segundo trimestre.

- Microrganismos do biofilme bacteriano: presentes nos dentes, podem migrar para a corrente sanguínea, aumentando os fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto. Além disso, vale ressaltar que quando uma enfermidade gengival piora durante a gravidez, o risco de o bebê nascer prematuro aumenta.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo