Brasil,

5 dicas para quem é portador do HIV

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Baruffaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Freepik foto criado por jcomp Freepik foto criado por jcomp

No Dia Mundial de Luta contra a Aids é importante ressaltar a participação de reumatologistas na equipe multidisciplinar de tratamento

O Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, deve ser destacado não só pelas campanhas de prevenção e combate ao preconceito, como também pelo esclarecimento sobre a qualidade de vida e doenças que podem ser concomitantes ao vírus da imunodeficiência humana, HIV.

Pacientes portadores do HIV e sua forma manifestada, a Aids, podem ser mais suscetíveis às doenças reumáticas. Para explicar sobre as possíveis correlações existentes, garantir o melhor tratamento e bem-estar, o Dr. Murillo Dório, especialista na Cobra Reumatologia, fala sobre o tema.

Segundo o doutor, há uma ampla gama de manifestações que podem ser associadas a lesões diretas do vírus, mecanismos autoimunes secundários, infecções e efeitos adversos das terapias antirretrovirais (TARV). Nas últimas décadas, devido ao avanço das TARVs, esses pacientes vêm mudando o perfil de manifestações clínicas, tendo menos infecções oportunistas e manifestações ligadas a agressão viral, e desenvolvendo mais doenças crônicas. Cerca de 50% a 60% desses pacientes podem desenvolver sintomas musculoesqueléticos relacionados, como dor e inflamação das articulações.

A seguir, o especialista ressalta algumas dicas de manifestações que sugerem que a busca de um reumatologista pode ajudar os pacientes portadores de HIV:

- Dor ou inchaço nas articulações, principalmente mãos, joelhos, tornozelos, cotovelos e ombros, pode ser um reflexo de uma fase aguda da infecção pelo vírus ou até mesmo um estado de imunossupressão mais profundo.

- Dor muscular persistente não é normal e pode indicar inflamação do músculo pelo vírus ou pela TARV, além de ser frequente o diagnóstico concomitante da Fibromialgia, doença reumática que causa dores musculares crônicas.

- Placas vermelhas ou outras lesões de pele merecem atenção redobrada pois podem caracterizar psoríase ou outras condições causadoras de artrite.

- Febre com dor e inchaço de uma única articulação, como o joelho, pode ser sintoma de uma infecção por bactéria dentro da articulação, favorecida pelo estado de imunossupressão.

- Novos sintomas como dor articular ou aumento de gânglios nos primeiros meses do início da TARV é indicativo de uma rápida restauração da imunidade, que pode gerar manifestações de doenças autoimunes.

Por último, Dr. Murillo ressalta que os pacientes devem, junto ao seu médico, acompanhar de perto o uso continuo da TARV para a adoção de medidas de prevenção e tratamento de possíveis complicações relacionadas aos medicamentos (como a atrofia da gordura das bochechas e o aumento do ácido úrico).

Sobre o doutor: Murillo Dório compõe o corpo médico da Clínica Cobra Reumatologia, formou-se em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e fez residência médica de Reumatologia e Doutorado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar