Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Feridas são porta de entrada para doenças graves

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Emilia Silveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Feridas em idosos precisam de acompanhamento médico - Divulgação Feridas em idosos precisam de acompanhamento médico - Divulgação

Diabetes pode ser um facilitador para o surgimento de feridas crônicas de difícil cicatrização

Você tem alguma ferida aberta e que não cicatriza nunca? Atenção, ela pode ser a porta de entrada para doenças e precisa ser tratada com acompanhamento médico, principalmente no caso de idosos. As feridas crônicas são um grave problema de saúde pública no Brasil e doenças como o diabetes, que atinge 15,7 milhões de brasileiros segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), causam lesões de difícil tratamento e que complicam todo o quadro do paciente.

“A perda da integridade da pele permite a entrada de micro-organismos que podem causar infecções na pele e outros tecidos nobres, como músculos, tendões e ossos. Algumas condições crônicas favorecem o surgimento dessas infecções, como a insuficiência vascular, diabetes, hanseníase, anemia falciforme, epidermólise bolhosa, entre outras”, afirma o enfermeiro estomaterapeuta Antônio Rangel, consultor da Vuelo Pharma.

A atenção deve ser redobrada no caso de lesões decorrentes de úlceras vasculares, pé diabético e da epidermólise bolhosa. “Úlceras vasculares são feridas que surgem nos membros inferiores, pernas e pés de pessoas com insuficiência venosa ou arterial. Essas lesões, em geral, são de difícil cicatrização, permanecendo por longo tempo. A manipulação da ferida, bem como alguns cuidados locais inadequados com a ferida podem favorecer o desenvolvimento de um quadro de infecção na própria ferida e na pele, conhecido como erisipela, que causa muita dor”, conta Rangel.

O pé diabético traz alterações ósseas, articulares e neuropáticas no pé de pessoas com diabetes. Geralmente surge quando não existe um bom controle dos níveis de glicose no sangue, diminuindo a resposta imunológica e aumentando os problemas circulatórios. “A infecção pode se agravar e evoluir para gangrena, com infecção nos ossos dos pés e, em casos mais graves, necessidade de amputações”, diz.

Já a epidermólise bolhosa é uma doença genética, não contagiosa, que acontece devido à deficiência de colágeno na pele e que causa bolhas e feridas espontaneamente a qualquer toque ou atrito. Devido a essas lesões constantes, é comum as feridas na pele produzirem secreção purulenta, dor e desconforto.

Tratamento das feridas crônicas

O Brasil é referência no desenvolvimento de tratamentos para lesões de pele, sendo que um dos mais eficazes e tecnológicos é uma membrana à base de celulose que regenera a pele em tempo recorde, ao mesmo tempo em que isola as terminações nervosas, diminuindo a dor. Com tecnologia 100% nacional e desenvolvida pela Vuelo Pharma, o produto já está no mercado com uma relação custo x benefício muito atrativa. “A membrana regeneradora Membracel representa uma ótima opção de tratamento, pois atua como um substituto temporário da pele, diminui a dor e acelera a cicatrização”, detalha Rangel.

O acompanhamento médico e com enfermeiro, seguido de cuidados locais e sistêmicos, é crucial para o tratamento das feridas crônicas. “O uso dos curativos corretos, alimentação adequada e controle de doenças pré-existentes são sempre necessários”, finaliza o especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar