Brasil,

Deficiência visual - Quais as principais causas da perda de visão e como prevenir?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aryane Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de cegueira ou deficiência visual do mundo poderiam ser evitados por meio de ações preventivas com exames de rotina e tratamento precoce

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a cegueira afete 39 milhões de pessoas em todo o mundo e que cerca de 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão. Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 1.577.016 indivíduos são cegos, o equivalente a 0,75% da população nacional. Um levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) no ano de 2019 revelou que as principais causas de deficiência visual são os erros de doenças não corrigidas como miopia, astigmatismo e hipermetropia, catarata e degeneração macular relacionada à idade.

Mas quais são as principais causas da perda de visão e como prevenir? O oftalmologista do HSANP, Dr. Alexandre Misawa explica que uma das razões de perda de visão é a degeneração macular relacionado à idade (DRMI), catarata e glaucoma. "A melhor forma de fazer a prevenção dessas patologias é detectar precocemente por meio de exames oftalmológicos de rotina como medir a pressão do olho e fazer a avaliação da retina e assim, evitar a perda de visão. É importante a proteção contra raios ultravioleta e usar óculos de sol de boa qualidade e procedência", ressalta.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de cegueira ou deficiência visual do mundo poderiam ser evitados por meio de ações preventivas com exames de rotina e tratamento precoce. "É muito importante lembrar que a avaliação oftalmológica deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade, já em crianças os exames preventivos devem ser realizados com um, quatro e sete anos de idade. Caso ela tenha algum grau ou alteração, a avaliação pode ser efetuada de maneira individual", salienta.

Os principais exames para garantir uma boa saúde ocular são: a medida da pressão e avaliação do fundo do olho para a descoberta de problemas oftalmológicos. "Hoje, consideramos que ceratocone também é uma enfermidade que causa baixa visão. Tanto o exame de detecção quanto o tratamento são simples", complementa o especialista.

Abaixo, o oftalmologista dá algumas dicas para manter uma visão saudável:

• Boa alimentação;

• Hábitos de vida saudáveis como a prática de exercícios físicos;

• Uso regular de óculos de sol de boa qualidade;

• Utilização regular de óculos de grau de boa qualidade;

• Exames de rotina em dia, principalmente quem tem doenças oftalmológicas na família.

"A oftalmologia é uma das especialidades que mais evoluiu nos últimos anos, não só em termos de diagnóstico, mas também em tratamentos. Hoje, uma cirurgia de glaucoma, por exemplo, está muito mais avançada junto a tratamentos eficazes com menos efeito colateral. Já a terapia para catarata possui lentes intraoculares com capacidade de corrigir, além da catarata, o grau que o paciente tem, apresentando excelentes resultados visuais", finaliza o especialista.

Sobre o HSANP: Hospital referência na Zona Norte da Grande São Paulo e tem como missão ser assertivo com práticas humanizadas, promovendo a melhor experiência e resultados no cuidar de pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar