Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

HEMNSL promove ação no Dia Mundial de Combate a AIDS

_Diagnóstico precoce e tratamento adequado permitem o controle da doença e maior qualidade de vida_

Todos os anos, em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Para lembrar a data e conscientizar os colaboradores sobre o assunto, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu uma ação no auditório da unidade.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com apoio do Serviço Social. O auditório recebeu decoração na cor símbolo da campanha - vermelho. Pelo fato da maternidade receber algumas gestantes infectadas com o vírus HIV, a unidade possui um vínculo com o setor de Adesão do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) e para explicar como funciona o Setor de Adesão, os profissionais do HDT, psicólogo Whigney Costa e a assistente administrativa Gina Camargo, foram os palestrantes.

Através do trabalho feito por esse departamento do HDT, Goiás é referência no controle do HIV/Aids no país com a diminuição de casos de transmissão vertical (situação em que a criança é infectada durante a gestação, no parto ou por meio da amamentação).

Whigney abordou o conceito de Adesão;HIV-Aids; os fatores que dificultam a adesão como crenças negativas, abuso de álcool e outras drogas, medo da discriminação, dificuldade de acesso ao serviço. Também destacou os fatores que facilitam a adesão como os esquemas terapêuticos simplificados, conhecimento e compreensão do tratamento, acolhimento e escuta ativa do paciente. “O diagnóstico precoce e o tratamento adequado com medidas de prevenção e cuidado contínuo, ajudam a reduzir a transmissão vertical da doença”, destacou o psicólogo.

Gina relatou sobre o acolhimento dado aos pacientes; busca ativa; organização e doação de fórmulas infantis, acompanhamento e mediação com a equipe multi e regulação. Ela fez um alerta. “Se uma gestante ou puérpera descobrir que foi diagnosticada com HIV, deve ser encaminhada imediatamente para a Adesão que funciona em regime porta aberta, nesse caso”, pontuou a assistente administrativa.

A ação agradou os colaboradores. “Muito bom poder conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido para com as mães com HIV. E também lembrarmos de manter o alerta da prevenção”, disse a colaboradora Noemi da Silva. “O trabalho social de prevenção e promoção da saúde com nossas gestantes e puérperas é fundamental. Esses esclarecimentos foram muito importantes”, afirmou a assistente social, Lourdes Maria.

“Nossa intenção foi trazer conhecimento aos colaboradores para que sejam multiplicadores da informação e ressaltar a importância do acesso aos métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento, bem como do acolhimento nos serviços de saúde e principalmente, destacando a prevenção”, destacou a enfermeira do NVEH, Thaynara Silva.

No final da palestra, foram distribuídos broches vermelhos, símbolo da luta contra a AIDS, um kit com informativos sobre o uso de camisinha, testagem rápida de HIV, prevenção contra ISTs, HIV e Aids e preservativos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo