Brasil,

Ter Olho Seco gera muito incômodo e perda da qualidade de visão, mas há tratamento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziella Cardeal
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Quando falamos em lágrimas, é comum que nossa mente pense na alma, no coração, na alegria ou na melancolia das pessoas. Porém, é importante falar mais sobre como esse fluido cristalino é um tratamento natural que mantém a superfície dos olhos saudável e proporciona uma visão clara. (1).

Embora pareça um jogo de palavras, a realidade é que a maioria de nós deixa de ver nossas lágrimas e a piscada de olhos como algo importante para nossa saúde, mesmo que as tenhamos, literalmente, diante de nossos próprios olhos. Ambos são essenciais para evitar um problema denominado Olho Seco; um problema que cresceu nos últimos anos. (1).

No Brasil, o recente Global Sight Survey 2021, da J&J Vision, mostrou que 88% dos entrevistados têm grande confiança nos oftalmologistas (2). No entanto, esta pesquisa e outros estudos documentaram crenças e atitudes em relação à saúde visual que adiam a atenção ao Olho Seco.

O mesmo estudo revelou que entre os três fatores de risco identificados nessa síndrome, destaca-se a idade - ser maior de 60 anos - usar lentes de contato e trabalhar com computador.

Mas o que é olho seco e como surge o problema?

A primeira coisa a dizer é que atrás das pálpebras existem pequenas glândulas que são como bolsas de milímetros que armazenam lágrimas. Chamam-se glândulas meibomianas e, quando estão saudáveis, liberam fluidos com diferentes sais e gorduras para proteger os olhos. Eles não só soltam lágrimas quando estamos tristes ou excitados, mas permanentemente, embora com menos volume.

Quando uma pessoa não pisca o suficiente ou quando sofre de uma doença que afeta seus olhos, ela pode adquirir uma doença comumente conhecida como Disfunção da Glândula Meibomiana ou (DGM), quando o organismo não libera lágrimas suficientes para lubrificar e nutrir a superfície do olho (3)

A importância do tratamento da síndrome do Olho Seco se deve ao fato da doença produzir irritação crônica, dor, e gera danos permanentes à superfície ocular (1).

O problema realmente se tornou tão comum que até mesmo foram criados aplicativos que são baixados gratuitamente no celular, como o Blink Break App, que ajuda as pessoas a se lembrar de piscar e piscar totalmente, não parcial.

Se o problema já se instalou, é animador saber que 86% dos pacientes com DGM podem melhorar a lubrificação dos olhos com tratamentos que desbloqueiam as glândulas de meibomius e levam menos de 15 minutos. Foi comprovado que alguns processos aumentam a secreção glandular três vezes, em média, com uma única intervenção, o que significa que a maioria dos pacientes apresenta uma redução dos sintomas de olho seco em mais de 50%. (4)

Atualmente esse procedimento médico leva 12 minutos e é o único que utiliza calor e massagem terapêutica para remover obstruções nas glândulas meibomianas. (9) Todos nós sabemos que devido ao confinamento e ao avanço da tecnologia, nos últimos dois anos, o tempo que passamos olhando as telas dos dispositivos para nos comunicarmos aumentou. Esse é um dos hábitos que podem ser prejudiciais aos olhos e ao qual devemos estar atentos, pois um estudo mostrou que as pessoas olham para as telas 5 horas a mais do que na vida pré-pandêmica. (5) Isso pode nos fazer piscar com menos frequência ou apenas parcialmente, dificultando a hidratação do olho.

Ter conhecimento dessa síndrome é fundamental para decidir a melhor forma de preveni-la e tratá-la. Talvez, pouco a pouco, todos possamos aprender que as lágrimas são saudáveis para o nosso corpo e que piscar de olhos é um exercício terapêutico.

A Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), chamada a unir vozes em torno do lema "Ame seus olhos" e laboratórios como a Johnson & Johnson Vision estão reforçando sua campanha educacional Priorize seus olhos (PYE), para que as pessoas participem pelo menos um check-up anual dos olhos (6).

REFERÊNCIAS:

(1) Facts About Dry Eye. National Eye Institute. https://nei.nih.gov/health/dryeye/dryeye

(2) JJ PYE campaign Insights from Brazil in the Global Sight Survey 2021

(3) Lemp MA, Crews LA, Bron AJ, Foulks GN, Sullivan BD. Distribution of aqueous deficient and evaporative dry eye in a clinic based patient cohort: a retrospective study. Cornea. 2012; 31(5):472-478.

(4) Blackie CA, Coleman CA, Holland EJ. The sustained effect (12 months) of a single-dose vectored thermal pulsation procedure for meibomian gland dysfunction and evaporative dry eye.  Clin Ophthalmol. 2016; 10: 1385-1396.

(5) Apurvakumar Pandya and Pragya Lodha. 22 jul 2021. Social Connectedness, Excessive Screen Time During COVID-19 and Mental Health: A Review of Current Evidence. Frontiers in Human Dynamics. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fhumd.2021.684137/full (6) PYE campaign. https://www.jjvision.com/prioritizeyoureyes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar