Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dezembro começa com mais uma captação de órgãos no Hospital São Vicente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Érica Fabiola Barlera Gáspari
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Nesta quarta-feira (1), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) realizou mais uma captação de órgãos do ano de 2021. Desta vez, a família do doador autorizou a captação do coração, pulmão, fígado, rins e córneas, que serão direcionados para pacientes que aguardam na fila para o transplante. A ação sempre é comemorada pela equipe da instituição, que compartilha a dor da família e, ao mesmo tempo, celebra o ato capaz de mudar a história daqueles que dependem do novo órgão para uma nova chance de vida. Desde janeiro, a instituição já realizou a captação de 73 órgãos. Ao todo, 14 doadores foram registrados.

O procedimento só é realizado após a confirmação da morte encefálica do paciente. Viabilizado pela Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT), o processo é acompanhado por profissionais do serviço social, fisioterapia, psicologia, equipe médica e de enfermagem, entre outros departamentos importantes para a efetivação da captação. Outro fator importante para o sucesso do procedimento é a agilidade, já que cada órgão possui um tempo de isquemia, sendo 4h para o coração, de 4h a 8h para os pulmões, 48h para os rins, 12h para fígado e pâncreas, além de 7 dias para as córneas.

Reafirmando seu compromisso com a saúde e a vida da população não só de Jundiaí, mas de todo o país, de 2017 a 2020, o HSV captou 219 órgãos, além de divulgar e estimular a população sobre a importância da ação por meio de campanhas internas e externas. Os dois últimos procedimentos foram realizados com pacientes do sexo masculino, na faixa etária dos 40 anos. Em ambos os casos, as famílias não autorizaram que os nomes fossem publicados, mas ressaltaram que o diálogo foi fundamental para a decisão da doação. Ainda que a pessoa manifeste em vida sua vontade de ser doador, a decisão final é da família.

“Ainda que a pessoa manifeste em vida sua vontade de ser doador, a decisão final é da família, por isso é preciso expor esse desejo. Procuramos desenvolver um trabalho com alta qualidade técnica, uma vez que a captação de órgãos envolve diversos aspectos, como avaliação do paciente, entrevista com a família, mobilização das equipes para transporte do órgão em tempo hábil, avaliação do paciente que tem compatibilidade para receber o órgão e tantos outros detalhes. Por isso, toda a equipe tem de estar muito bem preparada e alinhada”, destaca Thaís Fernanda da Rocha Santos, enfermeira coordenadora da CIHT.

Captação de órgãos ocorreu na manhã desta quarta-feira (1)Órgãos serão direcionados para pacientes que aguardam na fila para transplante

Órgãos serão direcionados para pacientes que aguardam na fila para transplante


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo