Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Depressão e ansiedade tendem a piorar com a chegada do final do ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lyllian Bragança
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A pandemia deixou um rastro de mais de 600 mil mortos em todo o país. Mesmo com o avanço da vacinação, a volta ao normal não nos abona de ter receio ao que pode vir no próximo ano. E com a chegada das festas de final de ano a ansiedade aumenta, é o que mostra a psicanalista e jornalista Natthalia Paccola.

Desci do elevador e imediatamente olhei para a porta do lado direito e lá estava uma grande guirlanda de Natal. Me certifiquei de que era o décimo andar, tudo certo, moro no décimo andar.

Assustada lembrei que novembro antecede dezembro e assim, o final do ano. Mas já? Já!

Não é raro que a maioria das pessoas se sinta assim nesta época do ano. Os supermercados já vendem panetone, algumas lojas estão enfeitadas, há promoções anunciadas nas mídias sociais, família e amigos começam a se organizar para as festas de encerramento do ano.

Também não é raro que sentimentos de angústia estejam mais latentes. Isso acontece pois todas as idealizações que fizemos no início do ano aparecem como cobrança no seu término.

Frustrados, tendemos a ficar ansiosos para ao menos concretizar algum plano que ficou pelo caminho ou depressivos quando nos deparamos com metas que não foram alcançadas como: o novo emprego, uma relação afetiva estável, troca de carro, dentre tantas outras promessas de ano novo.

Entretanto, perceba que trata-se de algo sazonal. Assim como em outros países com a queda na temperatura, o céu cinza e a consequente monotonia por ter de ficar em casa mais tempo, a depressão pode se instalar nessa época do ano e tende a ser superada com o passar dos meses.

É natural na vida em comunidade esses picos de emoções. Como também é natural que se esqueça da quantidade de experiências que se vivenciou durante os 12 meses vividos. Assim como as estações climáticas do ano mudam, os nossos objetivos também mudam e tendemos a não perceber que simplesmente não tratamos com urgência o que era prioridade no início do ano.

O importante é fazer uma reflexão, muitas vezes dura, entretanto útil, sobre o que nos é essencial e sobretudo pensar se estamos nos cobrando demais, reparar se estamos realmente nos dedicando para conquistar aquilo que seriam nossos sonhos. Desapegar do consumismo e valorizar o encontro com amigos, os nascimentos e as conquistas, não renega a luta pelo alcance dos nossos desejos.

Um modo positivo de pensar, é de que o final do ano simboliza também o final de um ciclo e início de uma época de novas oportunidades. Veja se as metas a serem conquistadas no novo ano que se inicia realmente pertencem a você ou são projeções daquilo que os outros desejam para a sua vida.

Valorizando o caminho que trilhou e ficou para trás, você estará preparado para dar passos mais seguros em direção aos novos horizontes que se abrem.

Por Natthalia Paccola, psicanalista, escritora, jornalista e produtora de conteúdo do Instagram @fasdapsicanalise.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar