Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A endoscopia que não pode faltar no motor

Tecnologia avançada permite que câmara de combustão seja avaliada sem que haja a necessidade de abrir o conjunto por inteiro

Imagine ouvir um barulho estranho no motor e não precisar desmontá-lo para verificar o que está acontecendo. A verificação, sem o trabalho da abertura, só é possível com uma ferramenta parecida com uma endoscopia automotiva, onde a análise interna do motor é feita por meio de uma sonda flexível (conhecido por endoscópio) que possui um conjunto óptico responsável por capturar as imagens do sistema de combustão e mostrar em tempo real as imagens em uma tela acoplada.

Com este recurso, o motorista consegue acompanhar os efeitos da manutenção preventiva do motor, e também as condições reais da câmara de combustão. A ferramenta proporciona ganhos às operações, pois possibilita a antecipação de reparos, precisão nos diagnósticos e reduz custos de mão de obra de desmontagem.

Para ter a visão por completo, a sonda é introduzida no motor frio através dos orifícios das velas de ignição. Com isso, é possível ver o estado do interior do cilindro e detectar possíveis danos na câmara de combustão, nas válvulas, nas paredes dos cilindros e nos pistões. A máquina também consegue mostrar as condições de combustão e lubrificação do propulsor.

No vídeo capturado, ficam registrados desgastes e arranhões nas camisas, provocados por dilatação, fissuras, marcas de impacto de válvulas sobre o pistão, carbonização, presença de resíduos de degradação do lubrificante e avarias provocados por impurezas.

“Todas as informações mostram possíveis problemas nos sistemas de injeção, lubrificação e de admissão de ar. Caso o aparelho revele falhas, é sinal que a investigação deve ser iniciada. Combustível adulterado, lubrificante vencido, filtros não trocados ou até a falta de líquido de arrefecimento. De qualquer forma, o cliente sempre acompanha conosco a análise por imagem, e consegue acompanhar a identificação de irregularidades ocasionadas por combustível adulterado e de má qualidade, por exemplo, através de um gabarito comparativo”, explica Renan Gallardo Monteiro – analista técnico do CTTi (Centro de Tecnologia Treinamento & Inovação da Cia DPaschoal).

A DPaschoal, maior rede de centros automotivos do Brasil e empresa pioneira em revisão veicular consciente, investe no Programa Economia Verde há mais de 14 anos. O modelo usa a metodologia de medir e testar a vida útil das peças do veículo antes de efetuar a troca. Todos ganham com isso: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia; e o meio ambiente, pela redução dos descartes. Entre os itens avaliados está a inspeção da câmara de combustão do veículo.

Com isso, é possível que o motorista consiga verificar 40 itens em mais de 120 pontos da marca espalhadas pelo país sem ter de pagar um centavo.

Sobre a DPaschoal

Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 120 lojas em 08 estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o de medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK - especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo