Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Psicologia Positiva: como aplicar nas organizações?

Por Fernanda Ribeiro

Nas últimas décadas a Psicologia Positiva emergiu como uma área de estudo científico que vai para além de uma abordagem centrada nos problemas e nas patologias, para se endereçar teórica e empiricamente à construção da qualidade de vida nas organizações, no indivíduo e no grupo.

Portanto, o estudo é uma vertente dentro da Psicologia que estuda aspectos que possam contribuir com a nossa felicidade, concentrando-se em aspectos positivos da existência humana oferecendo boas práticas para melhorar o desempenho e aumentar a sensação de bem-estar pessoal. Logo é muito utilizada em consultórios de psicólogos, consultorias, processos de coaching, treinamentos e nas organizações.

Com ascendências na ciência do comportamento humano, essa abordagem permite focar nos aspectos positivos da experiência dentro da organização, para promover o bem-estar na sua empresa e adotar uma visão mais otimista.

A organização que trabalha com a Psicologia Positiva possui como objetivo despertar o potencial dos colaboradores, aumentar o engajamento e construir uma cultura inovadora — tendo a felicidade no trabalho como referência.

Sabemos que a maioria dos profissionais se sentem infelizes no trabalho e procuram um novo emprego. Essa insatisfação em relação ao trabalho reflete diretamente na baixa produtividade no trabalho, no altíssimo índice de turnover e absenteísmo, nos exagerados custos com processos seletivos e na baixa retenção de talentos nas organizações.

É importante salientar que muitos fatores que causam descontentamento podem ser trabalhados, como a sensação de reconhecimento, estresse e solidão. Deste modo, a Psicologia Positiva torna-se uma grande aliada para gestores que desejam desenvolver suas equipes.

Por meio da ciência da felicidade é possível proporcionar o desenvolvimento de características pessoais que colaboram para a satisfação. Como o otimismo, a autodeterminação e o autoconhecimento.

Os resultados da Psicologia Positiva para os profissionais envolvem controle emocional, maior motivação, sentimento de pertencimento e propósito, melhora da autoestima e dos relacionamentos interpessoais. No âmbito profissional esse estudo contribui para equipes mais participativas e engajadas, lideranças inspiradoras e colaboradores mais satisfeitos.

A postura otimista, instituída pela Psicologia Positiva, ensina que as competências podem ser adquiridas e melhoradas e o enfoque em aspectos positivos também ajuda a promover um ambiente de trabalho saudável, com clima e cultura agradável, contribuindo para a prevenção de doenças, absenteísmo, turnover, baixa produtividade e retrabalho, agregando na economia de recursos para as organizações.

Fernanda Ribeiro:

Consultora de Talentos da Conexão Talento, coach pessoal e profissional pela Sociedade Brasileira de Coach. Formação em Psicologia pela UFF e MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Mais de 9 anos de experiência profissional na área de Recursos Humanos, desenvolvendo trabalhos de R&S, Gestão de Pessoas, Comunicação Interna, Relacionamento, Planejamento, Desenvolvimento de Colaboradores e Consultoria. Já trabalhou em conjunto com a ABRAE, uma Instituição estadual de reabilitação para crianças, para o desenvolvimento de um produto voltado para o estímulo sensorial utilizado durante as sessões de terapia ocupacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo