Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fisioterapeuta explica a importância da atividade física para portadores de diabetes

Exercícios regulares melhoram o condicionamento cardiopulmonar, aumentam a disposição e auxiliam na perda de peso destes pacientes

O diabetes é uma síndrome metabólica crônica, que ocorre devido à falta de insulina, o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou da incapacidade de a insulina exercer sua função adequadamente, causando o aumento do açúcar (glicose) no organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, há mais de 13 milhões de pessoas com a doença no Brasil, o que representa 6,9% da população. Se não tratada corretamente, ela pode causar problemas renais, má circulação nos membros inferiores, secura na pele, dentre outras complicações, e uma das recomendações médicas mais importantes é a prática regular de atividades físicas.

Segundo o fisioterapeuta do Grupo Zero Dor Alex Sandro, os exercícios são benéficos, pois estimulam a produção de insulina e facilitam seu transporte para as células. “A prática de atividades físicas melhora o condicionamento cardiopulmonar, promove o aumento da disposição do paciente e ajuda na perda de peso, isso porque o exercício exige um consumo de energia maior, e nada melhor do que reduzir o açúcar do sangue com uma menor responsabilidade para os medicamentos”, afirma.

Além disso, o especialista enfatiza que os pacientes devem utilizar tênis com palmilhas e solas de silicone, ar ou outros sistemas de amortecimento, além de meias de poliéster ou algodão-poliéster para prevenir o aparecimento de bolhas e manter os pés secos. “Um calçado adequado é fundamental e o seu uso deve ser enfatizado nos indivíduos com neuropatia periférica que devem estar instruídos a monitorar sempre o estado dos seus pés, se há bolhas ou outras lesões, antes e após o exercício”, diz.

O padrão de exercício deve ser, preferencialmente, aeróbico, distribuídos em pelo menos três dias por semana. Uma recomendação padronizada para pessoas com diabetes, bem como para não diabéticos, é que o exercício deve incluir um período adequado de aquecimento e resfriamento. O aquecimento deve consistir de cinco a dez minutos de atividade aeróbica - como caminhada e pedalada - em baixa intensidade, como afirma Alex. “Programas de exercícios com pesos de intensidade moderada, utilizando baixa carga e grande número de repetições podem ser utilizados para manter ou melhorar a força muscular em quase todos os pacientes diabéticos”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo