Brasil,

Live da ABCDT defende a priorização do transplante renal pediátrico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Anote na Agenda: na próxima quarta-feira (3), às 19h, especialistas, pacientes e Frente Parlamentar dos Transplantes debatem o assunto

Para debater a importância de priorizar o transplante renal pediátrico, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) realiza, nesta quarta-feira (3), às 19h, live sobre o tema - tendo como convidados especialistas do setor, pacientes renais e representante da recém-lançada Frente Parlamentar dos Transplantes. A proposta da Associação é chamar atenção da sociedade para os cuidados com a saúde das crianças e, sobretudo, para o transplante renal, considerada a melhor terapia de substituição das funções dos rins, responsável por oferecer maior qualidade de vida ao público infantil.

Entre os participantes da live, que será moderada por Marcos Alexandre Vieira, presidente da ABCDT, estão o deputado Dr Luizinho, que coordena a Frente Parlamentar dos Transplantes; a Dra Regina Novaes, especialista em nefrologia pediátrica; além do representante dos pacientes renais, Artur Neto, que tem se posicionado também como um influenciador digital sobre o universo renal.

A doença renal crônica é rara em crianças e normalmente está relacionada à má formação na gestação ou a doenças hereditárias. Marcos Alexandre Vieira alerta que a insuficiência renal na criança traz graves consequências físicas e emocionais: “O transplante devolve a esse paciente o direito a uma rotina de criança, pois eles voltam a brincar, a correr, a ir à escola. Priorizar o transplante renal a uma criança é olhar para o futuro dela e vê-lo. Por isso, todos devemos lutar pelo transplante de crianças e adolescentes”, destaca o presidente da ABCDT, reforçando a campanha “A diálise não pode parar e a criança também não!”.

Confira dicas para cuidar da saúde renal desde a infância:

Receber acompanhamento de um médico pediatra;
Manter uma alimentação balanceada e sem exageros;
Manter-se sempre hidratado, consumindo bastante água;
Praticar atividade física com frequência;
Não recorrer a automedicação;
Checar as taxas de glicemia no sangue;
Estar atento ao diabetes mellitus, caso você o tenha;
Verificar a pressão arterial;
Não usar anti-inflamatórios.

Números da diálise no Brasil

A doença renal crônica (DRC) é uma das principais causas de morte no Brasil, com 40 mil novos casos, de pessoas com alguma disfunção renal, ao ano. De acordo com levantamento da SBN, um em cada quatro pacientes que fazem tratamento da diálise e contraem a Covid-19 morre. Atualmente, o país soma mais de 140 mil pacientes em tratamento renal crônico, sendo 85% com a terapia financiada através do SUS. No Brasil, 820 estabelecimentos prestam o serviço de diálise, sendo 710 unidades clínicas privadas. Apesar desta crescente, o número de clínicas se manteve praticamente inalterado nos últimos anos, tornando crítico o acesso da população às alternativas de tratamento, resultando em filas de espera e ocupação de leitos hospitalares para realização de diálise.

Sobre a ABCDT

A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) é uma entidade de classe que representa as clínicas de diálise de todo o país. Tem como principal objetivo zelar pelos direitos e interesses de seus associados, representando-os junto aos órgãos públicos, Ministério da Saúde, Senado Federal, Câmara Federal, Secretarias Estaduais e Municipais. Também representa as clínicas e defende seus interesses individuais e coletivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar