Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

UPA Zona Leste integra projeto brasileiro que monitora circulação de vírus respiratórios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação – Pró-Saúde
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Unidade localizada em Santos (SP), participa do projeto ‘Sentinela Influenza’, que atua na identificação de vírus respiratórios em circulação na região, como da Covid-19 e Influenza

A descoberta de novas cepas de vírus é essencial para a produção de vacinas contra as síndromes gripais. E neste ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, em Santos (SP), foi escolhida para fazer parte do projeto ‘Vigilância de Síndrome Gripal - Sentinela Influenza’, do Ministério da Saúde. Uma vez por semana, a UPA envia cinco amostras de secreção nasofaringe coletadas de pacientes, ao Instituto Adolfo Lutz, para identificação dos vírus, como por exemplo, da Influenza e SARS-CoV-2 (Covid-19).

Desde o ano 2000, o Ministério da Saúde iniciou implantação de um sistema de vigilância epidemiológica da Influenza em âmbito nacional, onde algumas unidades colhem amostras regularmente para análise em um instituto de referência.

O principal objetivo dessa vigilância é a identificação do vírus respiratório em circulação na região, determinando os novos tipos com alta patogenicidade – capacidade de um agente biológico causar doença em um hospedeiro –, que determinam possíveis comportamentos inusitados por cada um dos vírus e sua distribuição por idade, sexo e local de ocorrência.

“O trabalho que estamos realizando na UPA 24h Zona Leste é de suma importância não só para Santos, pois a partir das informações que apuramos sobre as novas cepas virais, são formuladas vacinas para atender brasileiros de todo o país”, explica Lilian da Cruz, enfermeira e responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade.

Para Gilmar Oliveira, diretor Hospitalar, o modelo de gestão da UPA foi essencial para que o projeto fosse instaurado. “Na região de Santos (SP), a UPA 24h Zona Leste foi a única a participar do programa, pois dispõe de SCIH, um padrão implantado pela Pró-Saúde nas unidades em que gerencia”, destaca o diretor.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar é implantado de acordo com as normas de vigilância sanitária, sendo responsável por executar as atividades definidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). O SCIH desenvolve ações em conjunto com a CCIH, visando prevenir ou reduzir a incidência ou a gravidade das infecções hospitalares.

Segundo Lilian, o projeto não afetou o fluxo da unidade. “Como o paciente já procura a UPA devido à síndrome gripal, e com isso preenche os critérios para coleta, aproveitamos a mesma amostra que é colhida para identificação da Covid-19”, complementa a profissional.

Inaugurada como hospital de campanha, em abril do ano passado, a UPA 24h da Zona Leste pertence à rede pública de saúde da Prefeitura de Santos. A unidade é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, sendo referência no atendimento em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia, com uma área reservada exclusivamente para atendimento de pacientes com sintomas gripais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo